[Livro] A Dança da Vida: Edição Especial

Sinopse: A faculdade é um dos momentos mais marcantes na vida de uma pessoa, seja positivamente ou negativamente, onde é possível criar laços com pessoas para levar ao longo da vida. A trama se inicia no final desse ciclo, sendo ambientado nos anos 80, período marcado por grandes ícones da música. Ao longo do livro, seguindo uma narrativa não linear, acompanhamos a jornada de nove amigos que se conheceram durante a faculdade, vivenciando os momentos altos e baixos da vida. Cada capítulo irá apresentar um período da vida do grupo, enquanto apresenta o amadurecimento dos personagens e da sua amizade, tema principal da obra.

Durante a nossa existência, buscamos criar fortes laços afetivos com outras pessoas, para podermos ter a quem recorrer quando precisamos de ajuda e para compartilhar as nossas conquistas. Por isso, desde de muito cedo somos incentivamos por nossos pais e professores a nos relacionar com outras pessoas, com o intuito de desenvolver uma amizade a longo prazo. Atualmente, é crucial desenvolver bons relacionamentos dentro da escola, universidade e trabalho, locais onde você interage a todo momento com colegas, seja para fazer um trabalho ou por que simplesmente se encontraram no corredor. Porém, você já imaginou como seria tornar essas relações superficiais do cotidiano, em uma amizade onde você insere essa pessoa no seu espaço pessoal e leva para a sua vida? Podemos acompanhar esse acontecimento ao longo de “A Dança da Vida“. Somos convidados a acompanhar nove pessoas que se conheceram durante a faculdade, momento de formação acadêmica e pessoal, enquanto nos questionávamos como essa amizade irá conseguir permanecer intacta ao longo dos anos. Obtemos essa reposta ao longo dos capítulos do livro, onde temos a sensação de estar assistindo uma novela, principalmente pela forma como a história é narrada. As situações e o ótimo uso vocabulário para a construção dos diálogos, contribuem para o desenvolvimento e a curiosidade do leitor.

Por se tratar de um livro que não segue uma narrativa linear, a boa ambientação é um das aspectos que facilita a leitura, possibilitando que o leitor consiga identificar com maior clareza a época em que os acontecimentos estão ocorrendo. Outro elemento que é importante, é a construção dos personagens. O história possui nove protagonistas: Bruno, Caio, César, Heloísa, Lúcia, Luíza, Pedro, Ruy e Tina. Diferente de outros livros, quando descreve os personagens, o autor foca em suas personalidades, vida e em qual curso ele estava se graduando. Essa interessante escolha, de não focar nas características físicas dos personagens, faz com que foquemos apenas em quem eles realmente são, o que gera uma maior conexão emocional com os protagonistas. Isso fica mais evidente conforme avançamos pelos capítulos, onde é possível perceber mudanças de comportamento, o que pode gerar contentamento em alguns momentos e insatisfação em outros. No livro, apesar de todo capítulo ser referente ao encontro dos amigos, por causa de algum grande acontecimento, ainda existem parte voltadas para o individual de cada personagem, com um tempo bem balanceado para cada um. A única personagem que senti falta de maior desenvolvimento da sua vida pessoal, foi a Heloísa, mas mesmo assim, gostei de sua trajetória.

Definida como uma sequência de movimentos corporais, a dança pode existir sem a necessidade de sons ou música. Entretanto, é bem mais divertido dançar quando temos um música ao fundo, seja ela um balé clássico ou aquele pagode que sempre se faz presente nos churrascos de domingo. Por essa razão, a experiência de ler “A Dança da Vida” com a playlist de fundo, criada pelo autor no Spotify é muito mais interessante, e a utilização do recurso de citar as músicas ao longo do livro, contribui para a imersão na trama. Em relação a leitura, o autor nos apresenta as opções de ler na ordem cronológica ou na ordem em que os capítulos estão dispostos no livro. Caso você opte pela segunda opção, aconselho a não dar dar grandes pausas entre as leituras, para não ter o risco de ser perder na linha do tempo. Finalizo dizendo que tive um incrível experiência literária, me conectando com boa parte dos personagens, além de aproveitar bastante as músicas que descritas no decorrer da narrativa. Super recomendo!

Achou interessante e se gostaria de ler o livro? Não perde tempo e corre lá pra conferir, mas não se esquece de comentar aqui depois o que achou!


Adquira já o livro – https://clubedeautores.com.br/livro/a-danca-da-vida-4

Playlist no Spotify – http://spoti.fi/3bEErQh



Sobre o Autor

Lucas Felipe é colaborador aqui no Olar Para Todos, Pernambucano e amante das grandes histórias do cinema e TV brasileiros. Costuma escrever tramas cotidianas e urbanas enquanto se divide entre os estudos e seu sonho de se tornar um roteirista de TV.

Instagram | Twitter

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s