05 Aberturas Incríveis de Animes

Recentemente, decidi iniciar um anime após assistir diversas vezes as suas aberturas, principalmente da segunda temporada. Com isso, surgiu o questionamento: Qual o papel das aberturas dentro dos animes? Imagine um cartão de visita, ele irá ser um dos primeiros contatos que alguém tem com sua empresa ou negócio. A arte, a forma como é entregue e até a diagramação irão influenciar na forma como a pessoa irá ver sua empresa. Da mesma forma funciona a abertura do anime. A abertura serve para mostrar resumidamente o enredo do anime geral ou de uma temporada específica, além de apresentar todos os personagens principais, tudo isso com uma trilha sonora em concordância com as transições. Pensando nisso, listamos cinco aberturas que são um belo exemplo de como criar uma abertura incrível, marcante e que te instiguem a ver a obra.

Haikyuu!!: Season 3 (Fly High!!)

Durante a segunda temporada de Haikyuu!!, o Colégio Karasuno consegue sair com a vitória no jogo contra o Colégio Aoba Jousai. Agora, para poderem alcançar as nacionais, Karasuno deve derrotar a grande Academia Shiratorizawa. Entretanto, essa será a última chance dos terceiranistas se classificarem para as nacionais. A letra da música utiliza de metáforas para dizer que caso você se esforçar bastante para alcançar os objetivos, você irá conseguir. O uso da frase “voe alto” se encaixa perfeitamente aqui já que é como o protagonista descreve quando pula para cortar. Tudo isso, com flashbacks da última partida e ótimas transições.

Ficha técnica

Gênero: Esportes, Comédia, Shounen
Diretor: Susumu Mitsunaka
Estúdio: Production I.G


Shigatsu wa Kimi no Uso: Opening 1 (Hikaru Nara)

Kousei Arima é um pianista prodígio, mas abandona tudo após o falecimento de sua mãe, já que se tornou incapaz de incapaz de ouvir o som de seu próprio piano. Entretanto, após dois anos sem tocar, Kousei conhece a bela violinista Kaori Miyazono, alguém que irá agitar seu mundo e o colocar em uma jornada para enfrentar a música novamente. Por se tratar de um protagonista que está reaprendo a ver o lado positivo da música, a melodia agitada com as cores alegres dentro da abertura, descrevem muito bem sobre qual o proposito do anime.

Ficha técnica

Gênero: Drama, Música, Romance
Diretor: Kyohei Ishiguro
Estúdio: A-1 Pictures


Shingeki no Kyojin: Season 2 (Shinzou wo Sasageyo!)

Durante a primeira temporada, conhecemos a dura realidade que a humanidade vem enfrentando por causa dos titãs, principalmente após a queda da Muralha Maria, por causa do Titã Colossal e o Titã Blindado. Após diversos acontecimentos e perdas, iremos acompanhar a evolução da tropa de exploração enquanto descobrimos segredos sombrios sobre a verdadeira origem dos titãs. Por dos acontecimentos anteriores a está temporada, tudo é muito confuso e desesperador, o que a abertura transmite muito bem, com diversas cenas de destruição e preparação para contra-atacar. Apesar de todo o desespero, ainda existe uma chama de esperança no coração de cada um, e eles irão oferecer seus corações em função deste objetivo, assim como diz a letra da música.

Ficha técnica

Gênero: Ação, Militar, Shounen
Diretor: Tetsurou Araki
Estúdio: Wit Studio


Tokyo Ghoul (Unravel)

Ghouls são seres semelhantes aos humanos que se alimentam da carne e sangue dos humanos, apesar de viverem tranquilamente na grande Tóquio. Ken Kaneki, antes estudante universitário, acaba se tornando um meio-ghoul após se envolver em um acidente durante seu encontro com Rize Kamishiro. Durante seu processo de descobrimento, ele recebe ajuda da misteriosa garçonete Touka Kirishima. Nesse universo onde tudo é novo e um mistério para o protagonista e automaticamente o telespectador. A abertura segue exatamente essa linha de pensamento, mostrando nos primeiros segundos um céu limpo apenas mostrando alguns personagens, sendo substituído por uma tela rachada. Com artes incríveis e ótimas transações, essa abertura com certeza deixa bem claro qual ser o tom do anime.

Ficha técnica

Gênero: Mistério, Horror, Psicológico
Diretor: Shuuhei Morita
Estúdio: Studio Pierrot


Violet Evergarden (Sincerely)

Com o final da Grande Guerra, depois de quatro longos anos, o continente de Telesis começa a florescer novamente. Entretanto, algumas cicatrizes ainda não cicatrizaram, que é o caso da Violet Evergarden, uma jovem que participou ativamente na guerra, custando seus braços e seu amado. Apesar de não entender o que tinha perdido, acompanhamos a maravilhosa evolução da protagonista e o amadurecimento de seus sentimentos e da sua escrita, após decidir trabalhar como “Boneca de Memória Automática” no CH Postal Services. No final do anime, você tem a sensação que a letra da abertura foi uma carta escrita pela Violet para o Major, além das lindas cenas que passam durante a “leitura” da música.

Ficha técnica

Gênero: Slice of Life, Drama, Fantasy
Diretor: Taichi Ishidate, Haruka Fujita
Estúdio: Kyoto Animation


Não se esqueça que essa lista só contempla algumas aberturas e sabemos que existem várias outras que também são incríveis. Caso você tiver outra indicação, não esquece de compartilhar conosco nos comentários!

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s