05 personagens trans da Cultura POP

Dia 29 de janeiro é comemorado o dia da Visibilidade de Transexuais e Travestis, data estabelecida desde 2004. O surgimento da celebração se deu pela ausência de ações do governo federal. Para marcar a data, em 2004, várias lideranças do movimento de transexuais, com o auxílio do Programa Nacional de DST/Aids (Ministério da Saúde), lançaram a campanha “Travesti e respeito”. Essa data ficou marcada por levar 27 transexuais e travestis ao Congresso Nacional (Brasília). Por isso, para celebrar a data, fizemos uma lista com cinco personagens transexuais incríveis da Cultura POP.

Coagula (DC)

Coagula, também conhecida como Kate Godwin, é umas das primeiras transexuais dentro dos universo dos quadrinhos. Entretanto, desde seu lançamento (1993), o número de personagens trans não aumentou muito, o que a torna uma das poucas existentes. A personagem foi idealizada pela escritora trans Rachel Pollack. Os poderes da heroína estão relacionados a solidificação e fusão de objetos, e atualmente ela faz parte da Doom Patrol. Caso você acompanhe a série e esteja sentindo falta dessa personagem, quem sabe ela não aparece em uma futura temporada?


Erica Anderson (Catherine)

Erica In Catherine: Full Body Is Gaming's Best Trans Representation (So Far)

Catharine é um série de vídeo games relacionados a relacionamentos e traição. Durante o jogo conhecemos a doce Erica Anderson, uma garçonete da Stray Sheep. Sempre muito bem humorada, ela adora conversar com os clientes, sendo vista como a fonte de alegria do local. Por ter crescido com junto comVincent Brooks, Jonathan Ariga e Orlando Haddick, sempre faz questão de parar na mesa dos meninos para por as fofocas em dia. Caso você tenha gostado dela, saiba que apesar de ser um personagem secundário na versão clássica do jogo, é possível jogar com ela em “Catherine: Full Body“.


Noah (Singular)

A representatividade de pessoas transexuais já é algo pequeno e esse número cai ainda mais quando o assunto são os homens trans. Por isso, o livro Singular, escrito pela autora Thati Machado é tão importante. Nesta leitura, acompanhamos a história de Noah, alguém que sempre se viu como uma pessoa do sexo masculino e não sabia como discutir o assunto. Por causa disso, ele sempre se sentiu deslocado, diferente e estranho, algo que precisava de cuidados ou ser explicado. Noah busca alguém com quem possa compartilhar sua vida, com isso, acompanhamos seus pensamentos, emoções, aflições e sua jornada.


Sophia Burset (Orange Is The New Black)

Trans actress Laverne Cox on Orange is the New Black - SAVE Dade

Sophia Burset é uma detenta na penitenciária Litchfield, onde a personagem trabalhava inicialmente como cabelereira. Com certeza a personagem ganhou destaque entre o público pela sua personalidade, e mais ainda ao longo dos episódios onde conhecemos mais sobre a sua história e todas a dificuldades que ela passa na sua vida por ser uma mulher trans. A personagem é baseada em Vanessa Robinson, do livro “Orange is the New Black: My Year in a Women’s Prison” da Piper Kerman. Entretanto, o maior ponto positivo da personagem é a sua interprete, Laverne Cox. Atriz e produtora norte-americana, Laverne ganhou maior espaço após sua participação, o que possibilitou sua voz alcançar mais pessoas para discutir sobre direito para pessoas transexuais.


Takatsuki Yoshino (Hourou Musuko)

Yoshino Takatsuki by QUEENMASK on DeviantArt

Infelizmente, a discussão sobre transexualidade ainda é pouco abordada no Japão. Por isso, são raras às vezes que esse tema é apresentado adequadamente para o público. Entretanto, a obra Hourou Musuko é uma exceção. O enredo aborda a história de Nitori Shuuichi (uma menina trans) e Takatsuki Yoshino (um menino trans) durante o seu quinto ano escolar. A história é originalmente de um mangá, mas foi adaptada para anime. Com isso, acompanhamos as dificuldades e os questionamentos que surgem durante esse processo de auto descobrimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s