Calendário da Cultura POP (2021.1)

O ano começou e com ele diversas celebrações. Mas, você conhece todas as datas comemorativas que existem? Se não, pelo menos as que estão relacionadas a Cultura POP? Para te ajudar a lembrar de todas, trouxemos esse calendário em forma de texto com todas as datas importantes. Dividimos o calendário em dois, um para o primeiro e outro para o segundo semestre do ano. Então se liga nos que vem nesse primeiro semestre de 2021.

Janeiro

(07/01) Dia do Leitor

No dia 07 de janeiro de 1928, o jornalista Demócrito Rocha esta fundando o jornal cearense “O Povo“. Apesar de ser conhecido por combater a corrupção, esse espaço também servia para divulgar o movimento modernista literário que ocorria no Ceará naquele período, por meio de um caderno intitulado “Maracujá“. Hoje a data serve para incentivar o hábito da leitura (clique aqui) entre todos, pincipalmente os mais jovens.

(19/01) Festival de Thor

Personagem bastante conhecido para os amantes de histórias em quadrinhos ou que simplesmente adoram os filmes da Marvel (clique aqui), o Thor tem um dia para chamar de seu. Original da cultura nórdica ganhou esse celebração de maneira bem inusitada. Durante a ocupação do antigo império romano, os Vikings decidiram adotar o calendário de Roma. Com isso, cada dia da semana representava um deus e para o Thor, o dia escolhido foi a quinta-feira. Para celebrar essa data especial, dia 19 de janeiro existem diversas cerimônias para homenagear o deus, como se vestir, fazer utensílios semelhantes ao de Thor ou pedir coragem.

(30/01) Dia do Quadrinho Nacional

No dia 30 de janeiro de 1869, Ângelo Agostini começa suas publicações de desenhos e charges no jornal de São Paulo, Cabrião. Seu primeiro quadrinho contava a história de Nhô-Quim durante suas viagens para Minas Gerais, entituilado As aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte. Então, em 1984, a AQC – Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de São Paulo definiu a data como o Dia do Quadrinho Nacional. Hoje, após mais de 150 anos da primeira publicação desse gênero, tivemos grande nomes nacionais que alcançaram o mundo (clique aqui), como Mauricio de Souza (clique aqui). Além disso, tivemos algumas adaptações cinematográficas (clique aqui) de algumas história nacionais.


Fevereiro

(02/02) Dia da Marmota

Celebrado no dia 02 de fevereiro, a celebração serve para definir quanto tempo a primaveira irá chegar, com base no comportamento das marmotas após a hibernação. Caso ela decida voltar para a toca, o inverno será mais logo que o normal, caso contrário a primavera chegará mais cedo. Caso você esteja se perguntando o que isso tem a ver com Cultura POP, que te apresentar ao filme “Groundhog Day” (O Feitiço do Tempo), que traduzido significa: Dia da Marmota. Bastante conhecido, o longa conta da história de Phil, um repórter que começa a viver o mesmo dia várias vezes.

(14/02) Valentine’s Day

São Valentim (Saint Valentine) era um bispo da Igreja Católica que era favor do casamento, ação que foi proibida durante o final da Idade Média. Isso ocorreu pois o Cláudio II acreditava que os homens lutariam melhor se fossem solteiros. Apesar de ser proibido, São Valentim casou-se e quando descobriram, foi preso e condenado à morte. Durante seu tempo preso, as pessoas lhe enviavam cartões e flores mostrando seu apoio ao amor e ao casamento. Entretanto, acredita-se que a data 14 de fevereiro foi definida com base em uma celebração chamada Lupercália, que se tinha na Roma Antiga. Esse festival era voltado para celebrar Juno, deusa da mulher e do casamento.

(21/02) Aniversário de The Legends of Zelda

Uma das maiores franquias que existe atualmente, The Legend of Zelda foi lançado pela primeira vez em 21 de fevereiro de 1986. O primeiro jogo gira em torno do jovem Link, que após salvar Impa descobre o que está acontecendo no Reino de Hyrule. Impa explica que Ganon, um poderoso mago, invadiu o reino e roubou a lendária Triforce do Poder e planeja reivindicar tudo. Então, escutar o que Impa tem a dizer, Link decide ir em busca dos pedaços da Triforce que estão escondidos em cavernas ao redor do continente, para poder derrotar Ganon e ajudar a princesa Zelda. Este ano será comemorado os 35 anos desta franquia de sucesso da Nintendo.

(22/02) Neko no Hi (Dia do Gato)

A data foi estabelecida pela Japan Pet Food Association, uma fabricante de ração para animais de estimação. Diferente dos outros países, essa data é celebrada apenas no Japão (nos outros lugares é dia 17/02). Então por que colocar essa data na lista? Isso por que essa é uma data bastante comemorada no Japão, o que pode-se notar pela grande quantidade de filmes e animações que utilizam gatos como protagonistas (clique aqui). Isso por que esses animais são considerados amuletos de sorte e são muoto queridos pelos japoneses.. Em japonês, o número 2 se pronuncia “ni”, e se você escrever 22/2 “Ni Ni Ni“, a pronuncia “Nyan Nyan Nyan” se assemelha a um miado de gato.

(27/02) Pokémon Day

Em 1996, a  Game Freak, uma das empresas com direitos sobre a marca Pokémon, lançava Pokémon Red & Green no Japão, um dos primeiros jogos da marca. O jogador inicia sua jornada na cidade de Pallet, localizada no continente de Kanto. Assim como Ash, você irá iniciar sua jornada Pokémon para se tornar um mestre Pokémon. Para celebrar a data, a Pokémon Company divulga várias informações e realiza eventos nos jogos da franquia no https://www.pokemon.com/.


Março

(04/03) Dia Internacional do Mestre RPG

Caso você não conheça (clique aqui), RPG é um jogo de turnos onde onde cada jogador cria e interpreta um papel para cenários já criados. Além dos personagens, um pessoa será responsável por guiar e narrar o enredo da história baseado nas escolhas de cada jogador, o mestre. Esse formato que conhecemos hoje foi idealizado por Gary Gygax e Dave Arneson, criadores do Dugeons & Dragons em 1974. Como forma de homenagem, a data do aniversário de morte de Gary Gygax foi escolhida para marcar a data.

(11/03) Aniversário de Douglas Adams

O 42 de Douglas Adams: uma teoria interessante sobre o sentido do número -  A Taberna

Nascido em 11 de março de 1952, na Inglaterra, Douglas Adams é o autor de um dos maiores clássicos da ficção científica. “O Guia do Mochileiro das Galáxias” conta a história de Arthur Dent e seu amigo extraterrestre que estava escondido secretamente na terra. Caso você nunca tenha lido a obra, você conhece referências a obra, como o próprio Dia da Toalha.


(17/03) St. Patrick’s Day

St. Patrick’s Day é um feriado voltado para São Patrício, um dos padroeiros da Irlanda. Inicialmente, o feriado era totalmente religiosa, logo, os pubs,/bares e e comércio não podiam abrir. Então, para celebrar, as pessoas iam à igreja durante a manhã e a tarde as famílias almoçavam alegremente com música e dança. Apenas nos anos 70 a celebração começou a se tornar o que conhecemos hoje. Isso ocorreu pois, a data se tornou um feriado nacional, possibilitando o consumo e venda da cerveja, bebida bastante popular no país. Outro costume é o uso de vestimentas de cor verde, uma das cores da bandeira do país.


(14/03) Dia do Pi

O dia representa o número aproximado de Pi (π) é 3,14, ou seja, 14 de março. O responsável pelo surgimento foi o físico Larry Shaw (1939 – 2017) em 1988. Na primeira celebração, em 14 de março de 1988, os visitantes e funcionários e do museu Exploratorium, localizado em São Franscisco. andaram em movimentos circulares ao redor em um dos espaços do museu. Em seguida, comeram tortas, pois a pronúncia de Pi é semelhante a palavra Pie (torta).

(25/03) Tolkien Day

Idealizado pela Tolkien Society em 2003, o intuito da data é celebrar a vida e obra de J.R.R. Tolkien. O dia foi escolhido pois marca a queda de Sauron, O Senhor dos Anéis e Barad-dûr. Então, eles incentivam principalmente escolas, bibliotecas e museus a realizarem eventos comemorativos e a leitura das obras.


Abril

(02/04) Dia Internacional do Livro Infantil

O Conselho Internacional sobre Literatura para Jovens (International Board on Books for Young People – IBBY) celebra essa data desde 1967, como forma de incentivar crianças a lerem. A escolha do dia foi para homenagear o dinamarquês Hans Christian Andersen, um dos principais autores da literatura, responsável por obras como: A Pequena Sereira, O Patinho Feio e A Rainha da Neve. Além de homenagear diversos escritores, todo ano um país patrocina o Dia do Internacional do Livro Infantil, onde um autor ou autora nacional escreve uma mensagem e um ilustrador ou ilustradora elabora o pôster. O Brasil foi o patrocinador em 2003 e 2016.

(15/04) Dia Mundial do Desenhista

Considerado um dos maiores artistas que já existiu, Leonardo di Ser Piero da Vinci é base para a escolha da data. Como forma de homenagem, o Dia Mundial do Desenhista é comemorado no dia de seu nascimento, que ocorreu no dia 15 de abril de 1452, na Itália. A Associação Internacional de Artes (IAA), a maior organização não-governamental de artes visuais, foi responsável por instituir a data pela primeira vez em 2011.

(13/04) Dia do Beijo

A data, supostamente, surgiu por causa de uma lenda italiana. Existia uma pequena vila na Itália onde vivia um jovem, o Enrique Porchelo, que tinha fama de já ter beijado todas as mulheres da vila. Para acabar com os rumores, o padre local decidiu oferecer moedas de ouro para a mulher que não tivesse beijado o jovem italiano. Entretanto, ninguém surgiu para reivindicar o prêmio e por isso o tesouro ainda permanece escondido na Itália. Essa lenda é, supostamente, de 13 de abril de 1882.

(23/04) Dia Mundial do Livro

10 livros para te inspirar a estudar fora | Estudar Fora

A data escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) tem o intuito de encorajar a leitura e celebrar os livros. Juntamente a esses objetivos, também é são homenageados diversos autores e reforçado a importância dos direitos legais das obras. A escolha do dia é para prestar tributo à data de morte Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare, em 23 de abril.


Maio

(Meados de Maio) Hanami Festival

April '19 Bokksu: Hanami Festival

Igualmente conhecido como Dia do Sakurá, o festival tem como foco apreciar as flores que nascem da Sakurás (cereijeiras). Essa árvore é o símbolo da primavera japonesa, por isso é uma tradição as famílias e visitantes visitarem os templos, parques e outros pontos turísticos e realizam piqueniques sob as flores de cerejeiras. O festival que ocorre durante o equinócio da primavera no Japão se tornou tão famoso que é comum ver esses locais lotados com diversas famílias.

(04/05) Star Wars Day

Uma das obras mais consagradas a Cultura POP, Star Wars foi responsável pela criação de um grandioso universo de ficção científica. Por isso, nada mais justo que celebrar essa grande obra, que surgiu por meio de um trocadilho de uma das famosas frases da saga “May the Fourth be with you” (Que o 4 de maio esteja com você), originalmente “May the Force be with you” (Que a força esteja com você). A primeira celebração foi feita em Toronto, Canadá em 2011.

(09/05) Dia do Goku

Fã de Dragon Ball? Se sim, com certeza deve conhecer essa data! Ela foi idealizada por fãs da obra, que escolheram a da por causa da sonoridade dos números 05 (mês) e 09 (dia). Em japonês, “Go” se assemelha a 五 (5) e “Ku” a 九 (9), sílabas do nome Goku. Por isso, em 18 de abril de 2015, a Japan Anniversary Association oficializou a data após a solicitação da Toei Co.Ltd.

(17/05) Dia Mundial da Internet

Estabelecida em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data tem como objetivo incentivar discussões sobre os desafios e as possibilidades criadas pelas novas tecnologias. O dia também tem o intuito de relembrar todas as conquistas e a evolução do setor, além de promover a inclusão digital.

(25/05) Dia da Toalha

Com dito anteriormente, a obra de Douglas Adams impactou significativamente o universo nerd. Por isso, após a sua morte, os fãs decidiram escolher uma data para homenagear o autor. Entretanto, após a demora para chegar a um consenso, a data escolhida foi 25 de maio, duas semanas da morte do escritor. Coincidentemente, em 1977, nessa mesma data era realizada a primeira exibição de Star Wars, fato que foi notado pelos fã da saga em 2006. Com isso a data também ficou conhecida como “Dia do Orgulho Nerd/Geek“.


Junho

(06/06) Tetris Day

Você sabia que o Tetris é um jogo russo? Então, esse jogo eletrônico que se tornou um fenômeno foi desenvolvido por Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov, em 6 junho de 1984. Por causa do seu impacto na história dos vídeo games e o sucesso entre o público, todo ano, no dia de seu lançamento se comemora o Tetris Day.

(12/06) Dia dos Namorados

Você já se perguntou por que só no Brasil o dia dos namorados se comemora em junho? Isso já ocorre desde 1948 por causa de uma estratégia de marketing. O pedido veio da loja Exposição Clipper, que gostaria de incrementar suas vendas em junho, mês com baixo desempenho. Então, após contratarem a agência de publicidade Standart Propaganda, e João Dória propôs uma data comemorativa com troca de presente, o Dia dos Namorados (clique aqui). Após o mês definido, a escolha do dia 12 está relacionado a celebração de de Santo Antônio, o santo casamenteiro, comemorada no dia 13. Agora não é uma data pensada em todos, já que tem os solteiros ficam sem fazer nada (clique aqui).

(18/06) Dia Nacional da Imigração Japonesa

Aventuras na História · 111 anos da Imigração Japonesa no Brasil em imagens

Em 1908, o navio japonês Kasoto Maru aportou Santos (SP), trazendo a primeira leva de imigrantes japoneses, sendo o total de 781 pessoas durante uma viagem de 52 dias. Essa famílias vieram por meio de um acordo Brasil-Japão, onde os japoneses iriam trabalhar em espaços rurais. Hoje em dia, o Brasil é o país que maior abriga japoneses fora do Japão, onde a maioria reside no Bairro da Liberdade (SP). Por isso a importância da data.

(19/06) Dia Nacional do Cinema Brasileiro

A trajetória do cinema brasileiro | Hello Moto

Inicialmente, é importante dizer que essa celebração pode ser vista em duas datas. No dia 19 de junho a data é comemorada com o intuito de homenagear as primeiras imagens em movimento que foram feitas em território nacional. Essas imagens apresentam a entrada da Baía de Guanabara, realizadas pelo cineasta ítalo-brasileiro Afonso Segreto. Entretanto, algumas pessoas comemoram o dia 05 de novembro, quando ocorreu a primeira exibição pública, em 1896.

(24/06) Dia Internacional do Disco Voador

Em 1947, o piloto Kenneth Arnold afirmou ter avistado nove OVNIS (Objetos Voadores Não Identificado) sobrevoando montanhas em Washington. Alguns dias depois, surgiram especulações sobre uma suposta espaçonave alienígena, que teria caído no Novo México, juntamente com corpos extraterrestres. Esse ocorrido misterioso ficou mundialmente conhecido com “Caso Roswell“, originando a data especial

(29/06) Dia do Dublador

A dublagem é um recurso utilizado para substituir a voz ou vozes da obra original para substituí-las pela voz e atuação de outro ator. Por se algo bastante utilizado no Brasil, é muito importante uma data para homenagear esses profissionais tão incríveis, que utilizam seus talentos e conhecimentos de intepretação para transmitir diversas emoções apenas com o uso de suas vozes.


E aí? Gostou de nossa lista? Se ligue nas datas, comente e em breve vamos colocar a listar 2021.2 de Julho a Dezembro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s