07 livros para quem está começando a ler

Você sabia que ontem, dia 07 de janeiro, é comemorado o Dia do Leitor? Essa dia tem o intuito de influenciar as pessoas a tornarem a leitura um hábito do seu cotidiano. Isso por que, existem vários benefícios que são proporcionados pela leitura, como a extensão do vocabulário do leitor, o aperfeiçoamento do raciocínio e poder conhecer mais sobre outras culturas. Então por que não começar? Pra te ajudar nesse novo desafio, separamos uma lista com sete livros para você iniciar nessa jornada maravilhosa que os livros irão te proporcionar.

A menina que roubava livros (2005)

Você já imaginou como era ser uma criança na Alemanha Nazista? Nessa história narrada por alguém que você não descobre até o final do livro, conhecemos a história de Liesel Meminger, uma jovem garota que logo cedo já conheceu a dor do luto bem de perto e durante esse processo acaba descobrindo a leitura. Caso você não saiba, nessa época, a Alemanha queimava livros e privavam as crianças da leitura. Então acompanhamos o desenvolvimento da Liesel, sua busca por mais conhecimento e todo os horrores vivido durante durante esse período, como a caça as judeus. Apesar de ser uma história fictícia, o que é exposto nas páginas desse livro foi a realidade de muitas pessoas na Alemanha nazista.


Aliança do Crime (2000)

Se você gosta de matérias que são baseados em fatos reais, então Aliança do Crime (clique aqui) é uma ótima pedida. Escrito por dois ex-repórteres, o livro conta a história sobre James “Whitey” Bulger e como sua relação como o FBI, na pessoa de John Connolly, o tornou um dos maiores criminosos dos Estados Unidos. Conforme você vai lendo o leitor vai ficando sem fôlego por que é acontecimento atrás de outro, além de que ninguém está a salvo. Durante a leitura você vai ter um monte de informação sobre as ações criminais de Bulger, mas não tente focar tanto nelas, pois muitas são secundárias e só servem pra você entender o quão grande era o império de Bulger. Além de tudo, apesar de um final esperado, a forma como ocorre é surpreendente.


Eu, Robô (1950)

Resenha | Eu, robô, de Isaac Asimov – Valeu, Gutenberg!

A sociedade sempre sonhou com grandes avanços tecnológicos, com carros voadores e robôs inteligentes que saibam executar tarefas. Entretanto, será que toda essa tecnologia seria algo realmente bom ou talvez trouxesse consequências? Foi essa discussão que Isaac Asimov abordou em seu livro, publicado nos anos 50, época que ainda pouco se sabia sobre robótica ou como construir máquinas inteligentes. Incrível não? O livro contêm novos contos que retrata a evolução dos autômatos enquanto introduz ao leitor sobre as leis da robótica. Um marco na literatura sobre ficção científica, é uma ótima pedida para quem gostam desse gênero.


Morte no Nilo (1937)

Para os amantes de Sherlock Holmes, que te introduzir outro detetive incrível, o Hercule Poirot. Criado por Agatha Christie, Hercule Poirot é responsável por resolver diversos crimes e de forma espetacular. Neste livro, conhecemos Linnet Ridgeway, uma jovem herdeira que sempre consegue o que quer, inclusive o noivo de sua melhor amiga. Por isso, durante sua lua de mel, não é uma grande supresa quando ela é morte com um tiro na cabeça em um cruzeiro no Rio Nilo. Então cabe, ao detetive Hercule Poirot montar esse quebra-cabeça e descobrir quem é o assassino. Entretanto, como fazer isso quando todos ao seu redor parecem ter um motivo para matá-la? Essa ambientação de você ter vários suspeitos em uma cena específica é clássico dos diversos livros da Agatha. Comece por esse e depois aproveite para ler todas as obras dela.


Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (2000)

Levanta a mão quem gosta de uma boa comédia romântica. Levantou? Então esse livro com certeza é pra você. Rebecca, ou Becky para os mais íntimos, é uma jornalista financeira que é uma consumidora compulsiva. Irônico, não? Por isso, ela vive fugindo de seu gerente do banco e por isso sempre inventa uma desculpar para fugir dele. Isso acontece por que ela vê o ato de comprar como uma terapia, o que faz com que boa parte dos leitores se enxerguem nela e simpatizem de cara com o jeito otimista que ela lidas com seus problemas. E claro que não pode faltar a cereja do bolo, que é o seu par romântico, o maravilhoso Luke Brandon, expert em finança. Então já se prepara para dar umas boas risadas.


O Hobbit (1937)

Caso você tenha visto a trilogia que foi adaptada para os cinemas e esteja pensando que esse livro não seja pra você, quero te pedir pra pensar de novo. O livro na verdade, diferente de Senhor dos Anéis, é uma leitura voltada mais para um público infantil. Isso significa que o vocabulário e o enredo é muito mais simples do que a trilogia retrata. Nele, acompanhamos do hobbit Bilbo Bolseiro, um ser bem tranquilo que vive no Condado. Entretanto, um certo dia o mago Gandalf surge com alguns anões e o leva em uma aventura em busca de um tesouro, que está guardado por um enorme dragão chamado Smaug. Pra quem gosta de histórias de fantasia essa é uma ótima primeira leitura, além de fazer parte de um grande e incrível universo criado por Tolkien que você pode explorar depois nos outros livros.


O Meu pé de Laranja Lima (1968)

Pra finalizar a lista, nada melhor do que uma belíssima obra nacional. A obra conta a história de uma criança de 6 anos chamado Zezé. Morador da Zona Norte do Rio de Janeiro, ele sempre está aprontando e adora brincar, explorar o mundo com sua grande imaginação e descobrir novas coisas. Claro que isso vai fazer com que ele cause alguns acidentes e se envolver em algumas confusões. Entretanto, pelo seu pai ser desempregada, sua família passa por dificuldades e para piorar seu pai e irmã mais velha o agride. José Mauro de Vasconcelos, autor da obra, dosa perfeitamente entre os altos e baixos da trama, o que pode provocar algumas lágrimas nessa linda história que nos ensina sobre perda e amadurecimento. Uma leitura que todo brasileiro deveria fazer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s