A novela brasileira e a pandemia do coronavírus

Nota: informações apresentadas a seguir datam do fechamento do texto.

Em março de 2020, o telespectador brasileiro viu um movimento diferente tomar conta não só das obras audiovisuais, mas também da própria vida. As gravações de novelas, séries, filmes e especiais foram interrompidas, forçando emissoras a procurarem alternativas para o problema, e assim uma nova era se iniciou.

Mais perdida que Domênico, Amor de Mãe é vítima de mundo cão que retrata ·  Notícias da TV
Lurdes (Regina Casé) e sua saga em busca do filho Domênico eram uma das tramas centrais de Amor de Mãe

Uma das principais afetadas pela pandemia do novo coronavírus (sobre a qual não intendo entrar em detalhes neste texto) foi a estreia da autora Manuela Dias como titular em novelas e no horário das 21h. Amor de Mãe, repleta de personagens humanos foi interrompida em 21 de março de 2020, no capítulo de número 102. Ao final, Thelma, uma das protagonistas, vivida por Adriana Esteves, no auge de sua psicopatia, atropelava e assassinava Rita (Mariana Nunes), após esta descobrir que o filho que Lurdes (Regina Casé) tanto procurava tinha sido comprado por ela.

Logo após, um anúncio: a novela retornaria em breve para uma segunda temporada, e, enquanto a situação não estivesse contornada, uma edição especial de Fina Estampa, sucesso de Aguinaldo Silva, seria reprisada na faixa. E esta não seria a única reprise em horário nobre: a Malhação e as tramas das 18h e das 19h também seriam substituídas por reexibições.

O remake de Éramos Seis para as 18h, uma das melhores novelas já produzidas pela Globo, conseguiu chegar ao fim sem atropelos. Malhação teve um final gravado às pressas, e bastante confuso. Salve-se Quem Puder, cartaz das 19h, que teve gravações em Cancún, também foi interrompida, após apenas 54 capítulos.

F5 - Televisão - Autores de 'Totalmente Demais' afirmam que trama ainda é  atual e ideal em meio à pandemia - 30/03/2020
Fábio Assunção, Marina Ruy Barbosa e Felipe Simas protagonizaram Totalmente Demais, hit das 19h reprisado no mesmo horário

O cenário de pandemia trouxe boas surpresas como Totalmente Demais, citada acima, que superou os índices da exibição original e se manteve em alta com o texto afiado e excelentes performances; pena que trouxe lembranças pavorosas como Fina Estampa, que serviu para abrir os olhos dos telespectadores mais atentos para o texto didático, preconceituoso e repleto de ruídos para os dias de hoje, ainda assim, um sucesso na reexibição. Já Novo Mundo, que repercutiu muito bem em sua exibição original, fracassou na reprise, apesar da qualidade.

Uma vez que a crise de saúde mundial não se resolveu, uma nova leva de reprises foi necessária. Com novos protocolos de gravação, Amor de Mãe e Salve-se Quem Puder puderam voltar aos estúdios para finalizar, mas com alterações: ao invés de mais 53 capítulos, a trama das 21h teria apenas mais 23, e a das 19h, mais 53. Nos Tempos do Imperador, sequência de Novo Mundo que estava com os primeiros capítulos prontos e chamadas no ar substituiria Éramos Seis, mas não chegou a estrear por também ter as gravações interrompidas. As gravações foram retomadas neste dezembro, com estreia marcada para fevereiro.

Amor de Mãe chegou a ser concluída, e Salve-se já se encontra na reta final das gravações. Ambas voltam ao ar em março, ainda sem datas definidas, o que marcará cerca de um ano desde a saída delas do ar.

Audiência definirá futuro dos casais de Salve-se Quem Puder; entenda
da esquerda para a direita: Juliana Paiva (Luna/Fiona), Deborah Secco (Alexia/Josimara) e Vitória Strada (Kyra/Cleyde), as protagonistas que trocam de identidade em Salve-se Quem Puder

As substitutas se encaminharam neste meio-tempo. Após o fim definitivo das gravações de Amor de Mãe, foram retomados os trabalhos de Um Lugar Ao Sol, escrita por Lícia Manzo, também estreando na autoria do horário nobre. Cauã Reymond que viverá os gêmeos Christian e Renato, de classes sociais distintas protagonistas da novela e Alinne Moraes, a vilã da trama, Bárbara, foram os primeiros a gravarem depois da retomada, uma vez que antes da interrupção, no início do ano, já haviam cenas gravadas em Praga, na República Tcheca, e os trabalhos no Brasil estavam se iniciando.

Mas a segunda onda da pandemia acabou por atrapalhar alguns dos planos de retomada. Marco Ricca, escalado para a novela e internado com COVID há cerca de 20 dias num hospital do Rio foi entubado, mas vem apresentando melhora dia a dia, já lúcido e respirando espontaneamente; Andreia Horta, que dará vida a Lara, mocinha da trama, contraiu o vírus e está isolada; Marieta Severo, que viveria a avó da personagem de Horta, adoeceu há alguns dias, ficou internada num hospital, mas já teve alta e está recuperada esperando para voltar ao trabalho. As gravações foram adaptadas para seguirem sem interrupções enquanto for possível.

Alinne Moraes posa nos bastidores de 'Um Lugar ao Sol' - Quem | TV e Novelas
Alinne Moraes será Bárbara, vilã de Um Lugar Ao Sol, próxima novela das nove. Ela será noiva de Renato, gêmeo rico e viciado vivido por Cauã Reymond, e será responsável pela troca de lugar dos irmãos em dado ponto da trama.

No caso de Quanto Mais Vida Melhor, que virá a substituir Salve-se Quem Puder, após algum tempo de iniciadas, todas as gravações foram suspensas, uma vez que uma das protagonistas, Giovanna Antonelli, contraiu coronavírus e se cuida em casa.

O novo cenário, ainda instável, já faz a cúpula da Globo pensar em talvez levar ao ar uma nova leva de reprises uma vez que as inéditas interrompidas se concluírem. Não há nada confirmado, mas já se levantam nomes.

Império" estreia nesta segunda-feira na Globo | NSC Total
“Novela do Comendador”, como é referida até hoje, Império é a principal candidata ao horário nobre numa possível nova leva de reprises

Para o horário das 21h, Império surge como forte candidata. A proposta urbana/suburbana de Aguinaldo Silva que tem seu pé no realismo mágico é dinâmica e cairia bem sete anos depois. Amor à Vida também é ventilada. As vilanias de Félix (Mateus Solano) editadas em bem menos que os 221 capítulos originais e limando as pavorosas tramas paralelas também seria uma boa opção.

Para as 19h, os universos agitados de Maria Adelaide Amaral tanto no remake de Ti Ti Ti quanto na excelente original Sangue Bom são as melhores opções. Para o horário das 18h, apostar em algo leve parecido com a atual reprise de Flor do Caribe seria adequado: Sete Vidas de Lícia Manzo se encaixa na proposta, mas o universo vibrante da Boogie Oogie de Rui Vilhena cairia como uma luva para redimir a excelente novela dos problemas de audiência provocados por fatores externos em sua exibição original entre 2014 e 2015.

Protagonistas de nova novela das 19h aparecem reunidos pela primeira vez em  cena de morte. Confira - Televisão - eplay
Quanto Mais Vida Melhor chegou a ter cenas gravadas recentemente antes que Giovanna Antonelli contraísse coronavírus e a produção fosse suspensa

Ainda na fila de inéditas para 2021, o remake para o horário das 9 de Pantanal, original de Benedito Ruy Barbosa que levou a TV Manchete ao absoluto sucesso em 1990. Viagens da equipe de roteiristas e direção já ocorreram para estudar a região e as possibilidades de produção. Depois de ler e estudar o texto do avô, o roteirista da nova versão, Bruno Luperi (Velho Chico) já dá os primeiros passos em sua adaptação e atualização dos roteiros de Benedito, sob supervisão do mesmo. Rogério Gomes, diretor dos remakes de Cabocla e Sinhá Moça e, mais recentemente A Força do Querer, já tem familiaridade com o universo de Benedito e promete entregar uma novela de êxito técnico. Nomes como Antonio Fagundes, e atores da versão original como Cássia Kis, Marcos Palmeira e Cristiana Oliveira, a Juma Marruá, são ventilados para a nova versão.

O cenário ainda é de incertezas, mas o otimismo nos leva a crer que poderemos ter conteúdo inédito adaptado à nossa nova realidade no próximo ano. Mas tomara que, caso isso não aconteça (na pior das hipóteses), sejamos privados de reprises pouco toleráveis como a de Fina Estampa e sejamos brindados com boas escolhas, de genuíno entretenimento e elevada qualidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s