[Anime] Zetsuen no Tempest

Sinopse: O ponto de vista começa com Hakaze, uma bruxa que acabou em uma ilha deserta. Mudando de ponto de vista, agora olhamos para Yoshino e Mahiro. Yoshino e Mahiro eram melhores amigos, mas um dia Mahiro desapareceu de repente. Yoshino assumiu que ele encontrou uma pista para quem matou sua família. Apesar do vínculo estreito que eles tinham, Yoshino não faz ideia de onde Mahiro está. No entanto, um dia, quando Yoshino estava colocando flores no túmulo da família de Mahiro, uma mulher questiona Yoshino sobre Mahiro à mão armada. Segundo a mulher, Mahiro se envolveu em alguns problemas sérios que inevitavelmente colocam a raça humana em uma situação catastrófica, e o governo japonês está procurando desesperadamente por Mahiro. Aparentemente, algum tipo de “mágica” está envolvida. O que aconteceu com o Mahiro? E quem é essa garota Hakaze? O que Hakaze tem a ver com isso?

Resultado de imagem para zetsuen no tempest manga

Um mangá baseado em obras de um aclamado dramaturgo como William Shakespeare tinha tudo para dar certo. Tendo como inspirações “Hamlet” e “A Tempestade“, o autor Kyou Shirodaira consegue nos apresentar uma história bem construída, que contém cenas engraças e muito sérias, no qual ele consegue prender a atenção do leitor. Outro aspecto muito interessante é que podemos dizer que o tanto o mangá e o anime se dividem em duas partes, já que temos dois grandes acontecimentos: O primeiro é mais sério e mais corrido, com foco em X personagens, enquanto na segunda metade é bem mais calmo e podemos conhecer mais dos outros personagens. É importante ressaltar isso, principalmente pelos diálogos que existem e como eles são desenvolvidos para acompanhar os acontecimentos de cada momento.

A lógica por trás da história, a interação dos personagens, os momentos de planejamento e como é mostrada a construção de raciocínio de cada pessoa da história é sensacional. Mas só para se ter uma noção melhor, acredito que eles alongaram mais esse primeiro momento no anime pra poder igualar o tempo dos acontecimentos, para que quem assista não note essa diferença de tempo que o mangá dá.

Em relação à adaptação do mangá para o anime, eu gostei bastante. Começando pela caracterização dos personagens, já que a maior parte do elenco aparece na capa, onde é possível ver a cor do cabelo, olhos e roupa, que o anime respeitou muito bem. Na verdade, acredito que visualmente, eles respeitaram praticamente tudo, todo os figurinos, cenários e outros aspectos que tem uma representação bem semelhante. Entretanto, podemos dizer que o enrendo tem suas diferenças. Como apontei anteriormente, a história se divide em dois grandes acontecimentos, sendo que um é mais respeitado que o outro.

Em relação à primeira parte existem mudanças sutis, começando pela primeira cena, já que no mangá vemos o Yoshino lendo a mensagem da namorada dele na escola e se questionado sobre algumas coisas, já que o Mahiro tinha desaparecido, enquanto no anime é uma cena de flashback, em que aparecem Yoshino, Mahiro e a Aika e logo em seguida corta pra sua casa, onde ele lê a mensagem da namorada. Outras mudanças que não influenciam são: a cena que ele se reencontra com a Yamamoto, a luta entre Mahiro e Natsumura que é bem diferente no mangá e a cena que acontece depois da luta. Isso porque, no final do episódio aparece um casal falando sobre o que está acontecendo, como se entendessem tudo o que está realmente se passando, enquanto tem crianças cantarolando sobre isso. Essa cena, não existe no mangá. Entretanto, a alteração que mais me incomodou foi a nomenclatura da árvore, que no mangá é “Árvore do Apocalipse”, enquanto no anime é “Árvore de Exodus”.

Resultado de imagem para zetsuen no tempest

Agora, existem cenas no anime que acrescentam muito à história. Uma delas é protagonizada por Yoshino, no qual ele tentando salvar as pessoas enquanto um dia frutos brotam e logo em seguida eles vão para uma casa descansar. Outro aspecto positivo, é o episódio 04, onde conhecemos um pouco sobre a infância de nossos dois protagonistas e como o Yoshino influenciou a vida do Mahiro. Cenas mostrando a vida dos Kurasibe e tantas outras, enriquecem ainda mais a história geral.

Em relação as cenas adicionadas no primeiro ato, que tem um maior tempo de duração, devem ter sido acrescentadas para fazer com que o telespectador sentisse que as duas partes tem uma proporção de tempo iguais, já que no mangá a primeira parte da história é bem corrido em comparação com a segunda. E no final desse primeiro ato, em nenhum momento a árvore do Exodus ataca a do Gênesis, nem as árvores lutam entre si, já que no mangá ela já nasce destruindo tudo. Já no segundo ato, é onde temos as alterações mais visíveis e que alteram a história. Apesar da maior parte do segundo enredo ser semelhante, muitas cenas acontecem em locais diferentes.

Outros pontos a serem mencionados estão no episódio 13, que mostra os acontecimentos na perspectiva do Mahiro, inclusive acontecendo umas coisas sem sentido durante esse episódio, que no mangá é bem diferente e melhor e o episódio 16 não existe no mangá.

Em relação ao final, existem duas coisas a se comentar: apesar de os preparativos para a cena final principal ser um pouco diferente, não influencia de forma negativa na história, isso por que a “batalha final” é quase idêntica ao mangá. Entretanto, a minha grande decepção é com o fechamento do anime, já que os acontecimentos são mostrados de uma forma totalmente diferente, sendo que não dá pra explicar sem estragar a experiência que o mangá proporciona, que na minha opinião supera o anime.

Ficha Técnica

Mangá
Volumes: 10
Capítulos: 50
Autor(es): Kyou Shirodaira (História), Ren Saizaki (Arte)
Gênero: Ação, Mistério, Drama, Shonen, Psicológico
MAL: Clique aqui

Anime
Temporadas: 01
Episódios: 24
Estúdios: Bones
MAL: Clique aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s