[Análise] Judy: Muito Além do Arco-Íris

Sinopse: Inverno de 1968. Com a carreira em baixa, Judy Garland (Renée Zellweger) aceita estrelar uma turnê em Londres, por mais que tal trabalho a mantenha afastada dos filhos menores. Ao chegar ela enfrenta a solidão e os conhecidos problemas com álcool e remédios, compensando o que deu errado em sua vida pessoal com a dedicação no palco.

Dirigido por Rupert Goold, o drama que retrata a biografia da atriz e cantora Judy Garland teve sua estreia no Brasil no dia 30 de Janeiro de 2020, trazendo Renée Zellweger no papel principal em uma atuação de tirar o fôlego.

Renée Zellweger como Judy Garland

Para quem não sabe de quem se trata, Judy Garland começou sua carreira cinematográfica muito jovem em musicais, destacando-se no papel da menina Dorothy em “O Mágico de Oz” de 1939 e protagonizou uma das versões de “Nasce uma Estrela” no ano de 1954. Sua vida foi repleta de problemas pessoais que vão desde abusos e crises financeiras até mesmo alcoolismo e tentativas de suicídio.

Judy Garland em seu icônico papel de Dorothy (O Mágico de Oz, 1939)

O longa é uma adaptação do musical da Broadway “O Fim do Arco-Íris” e retrata um curto período da vida de Judy, no qual ela estrelou uma temporada de shows na boate Talk of the Town em Londres no ano de 1969. O filme retrata bem a decadência e as dificuldades em que ela vivia nesse período, como quando ficou sem ter onde morar e precisou recorrer ao seu ex marido – desencadeando uma disputa judicial pela guarda dos filhos.

Somados ao enredo, temos flashes da vida da jovem Judy intercalados à linha temporal do presente, que mostram como a indústria foi cruel e abusiva para manter sob controle uma estrela em ascensão, exercendo pressão e abuso psicológico, chantagem emocional, controle excessivo de sua alimentação e agenda, bem como sua liberdade. O resultado disso? Uma Judy adulta completamente problemática, com seu emocional gasto, problemas com ansiedade, anseios e frustrações.

Renée Zellweger em Judy: Muito Além do Arco-Íris (2020)

Renée Zellweger está impecável em seu papel, retratando com perfeição as nuances da personalidade de Judy: uma mulher impossível de ser domada, que tem problemas com autoestima, que não consegue bons trabalhos devido aos seus problemas pessoais, que sofre por amor… Acima de tudo, uma mulher que luta com garra pelos filhos, se submetendo a passar uma temporada no exterior para poder trabalhar e provar que é capaz de ser uma boa mãe. É incrível as cenas em que Judy lida com seus filhos, como ela se mostra doce e brincalhona, diferente da personagem sarcástica, deprimida e problemática para as pessoas em seu convívio. E tudo isso é fruto da perfeição com a qual Renée se dedicou ao papel, em que a própria performou as músicas em vez de dublar. Nada mais justo que sua recompensa tenha sido vencer a categoria de Melhor Atriz em várias premiações independentes e de maior destaque, incluindo o Oscar na noite de 9 de Fevereiro de 2020.

Judy: Muito Além do Arco-Íris é um filme denso, pesado e melancólico que retrata bem o declínio de uma artista que um dia já esteve em ascensão, que dividiu bastante a opinião da crítica, tendo aprovação de 82% no Rotten Tomatoes, 66 no Metacritic e bilheteria mundial de 39 Milhões. No Brasil, recebeu aprovação de 3 estrelas pelo Adoro Cinema e pelo grupo Omelete. Porém, mais importante que isso é que o filme agradou a musa Vera Fisher, que fez comentários bem positivos e sensíveis no seu Twitter.

Então se você curte esse tipo de filme pode assistir sem medo, aproveita que estreou recentemente no Brasil e ainda está em cartaz em várias salas de cinema!

Nota: 8.5/10

Links:

Bilheteria

Rotten Tomatoes

Metacritic

Adoro Cinema

Omelete

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s