[Anime] Chobits

Sinopse: No futuro, foram criados os ‘Persocoms‘, humanoides inteligentes que se parecem com seres humanos. Hideki Motosuwa deseja comprar um, mas não tem dinheiro para isso. Um dia, ele encontra um Persocom que aparentemente foi jogado fora e decide ficar com ela. Ao ligar o Persocom, tudo que ela diz é “Chi‘, então ele decide que será o seu nome. Após um tempo, Hideki começa a perceber que Chi não é um Persocom qualquer. Ela aparenta ser um ‘Chobit‘, um tipo avançado de Persocom que tem pensamento próprio, ou seja, consciência. 

Resultado de imagem para chobits manga art

Acho interessante começar dizendo que tanto o mangá quanto o anime tem uma pegada bem cômica, características dos materiais que eram disponibilizados nos anos 2000. Isso também, por que a CLAMP, grupo responsável pelo mangá, tem traços de desenhos que são característicos dela. O enredo, tanto do anime como do mangá é bem leve, engraçado e na minha opinião, pode ser tanto para meninos e meninas. Uma curiosidade interessante é que acredita-se que Chobits se passa cinco anos depois dos acontecimentos de Angelic Layer (outro mangá da CLAMP). Com isso em mente, vamos começar a analise da adaptação do mangá para o anime.

O início do anime é diferente do mangá, pois no mangá Hideki já está no novo apartamento. Mas acho interessante que o anime nos apresenta o background dele, de onde ele vem. Devido a isso, podemos compreender por que ele não entende praticamente nada da cidade, não tem dinheiro e está morando sozinho. Outro personagem com mudança, mas que nesse caso vai influenciar mais na frente a história, é o Shinbo, melhor amigo de Hideki. No mangá, eles se conhecem no cursinho preparatório que eles fazem juntos (é o que você deduz, já que não mostra eles se conhecendo), enquanto no anime eles são vizinhos.

Agora vamos falar da Chi, a Persocom do Hideki, que também é uma das protagonistas. No mangá ela tá quase sempre com uma roupa diferente, enquanto no anime, uma mesma roupa é usada em mais de um episódio, mas tirando isso, ela é bem semelhante ao mangá. Outro fato alterado é a relação da Chi com a Yumi, colega de trabalho do Hideki, que não começa tão boa como mostra o anime, além da Yumi ter muito mais momentos melancólicos no mangá e seu pai aparecer no anime (ele não aparece no mangá).

Imagem relacionada

Apesar de ter alguns acontecimentos bem absurdos no anime que não fazem sentido, por que claramente não seria algo possível de acontecer, a maioria das mudanças são bem sutis, que podem passar despercebidas. Há diferença na modificação da senha entre o mangá e o anime, enquanto no mangá é apenas ‘CHOBITs‘, no anime ele muda a caligrafia da letra invés e ser apenas maiúsculo e minúsculo. A forma como ele consegue a segunda foto da Chi é diferente. No mangá, as duas são enviadas. No mangá, a Chi fala ‘pessoa só pra mim‘, enquanto no anime, tem um momento que ela fala ‘pessoa certa pra mim‘. Esses exemplos citados são mudanças que não fazem diferença nenhuma no enredo, mas que existem. Agora uma coisa que também é simples mas me incomodou é a história da Freya e Elda, que é muito semelhante ao mangá. No mangá a Freya fala muito com a Chi, sempre dando conselhos e guiando ela, fazendo com que você entenda que elas tem uma forte ligação. No anime isso é ignorado, já que esse tipo de cena só ocorre uma vez.

Agora vou falar das diferenças que são muito visíveis, sendo uma que eu gosto das duas versões e a outra eu prefiro a do mangá. A primeira, é uma cena que mostra a natureza mais humana dos persocons, sendo tratado de uma forma melhor no anime. No mangá, acontece em um cômodo diferente e não tem toda uma comoção na casa por causa disso, pois só está o Minoru. Já o final é bem diferente no anime. Não rola a luta final no mangá entre a Chi e a Dita (persocom de segurança) e eles não tentam parar a Chi, por que Ziemma (persocom de sistema) quer saber o que o criador deles planejou. Sobre a Chi se tornar Freya e todo aquele drama, não tem isso no mangá. Além de que ela não ativa o programa (só se fala que ela tem, mas o Hideki não quer saber o que é). Outra coisa, é a conversa entre o Hideki e Chitose (mãe da Chi). Ela fala que a Chi é diferente e que eles não podem ter relações sexuais, e questiona se ele ama ela mesmo assim, dando um toque mais maduro a questão do amor entre eles, que não tem no anime.

Se convenceu de que deve conferir? Então não perde tempo e corre lá pra assistir, mas não se esquece de comentar aqui depois o que achou!

Ficha Técnica

Mangá
Volumes: 08
Capítulos: 88
Autor: CLAMP
Gênero: Comédia, Ecchi, Romance, Sci-Fi
MAL: Clique aqui

 

Anime
Episódios: 26
Estúdios: Madhouse
MAL: Clique aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s