[Anime] Terra Formars

Aviso: Antes de vocês começarem a ler o texto todo, é importante dizer que o mangá/anime fala e expõe muito imagens de insetos, principalmente baratas. Caso você tenha medo ou nojo, aconselho a não ver.

Sinopse: Com o programa espacial tentando viajar para Marte, os cientistas do século XXI foram incumbidos de aquecer o planeta para que os humanos pudessem sobreviver em sua superfície. Eles criaram um plano eficiente e econômico de enviar baratas e algas, para que a alga absorva a luz do sol e os cadáveres de insetos sirvam como fonte de alimento para elas. Agora é o ano de 2577 e o primeiro navio tripulado para Marte desembarcou no planeta e os seis tripulantes estão prontos para sua missão. Mas o que eles descobrem são baratas humanoides gigantes mutantes com força física incrível. Os membros da tripulação são facilmente eliminados, mas não antes de enviar uma transmissão de volta à Terra. Agora, a humanidade enviará guerreiros de elite para exterminar os insetos mutantes e reivindicar Marte de volta.

Resultado de imagem para terra formars

Para quem gosta de animes do gênero Seinen e adora ver uma boa luta, Terra Formars é pra você. Apesar das cenas explícitas de mutilação, o que pode deixar muita gente desconfortável por terem os órgãos expostos bem detalhados, pra quem gosta dessa proposta é realmente um prato cheio.

Um ponto legal do mangá é que a história é bem costurada, onde praticamente tudo tem sua explicação dada durante o desenvolvimento, o que vai tornando o enredo cada vez mais interessante. Isto é apenas um dos pontos positivos. Durante o mangá, temos fichas que dão detalhes sobre os personagens e algumas das suas características físicas, fazendo com que você consiga imaginar os personagens sem a necessidade do anime.

Além destas características, muito dos personagens tem suas histórias contadas, fazendo com que o leitor crie links com os personagens, mesmo sabendo que eles podem morrer a qualquer momento. Na minha opinião, a melhor história é a do Adolf, que faz com que eu queira abraçar ele e não largar mais. Dito isto, sinto muita falta desse aprofundamento no anime, que apesar de ter em alguns momentos, eu sinto que as vezes é muito raso, dando a impressão de que foi corrido.

A história do mangá inicia contando a história dos tripulantes da BUGS 2, o que não ocorre na linha principal do anime, que já começa da parte em que a U-NASA vai atrás do Akira. Entretanto, essa parte do enredo pode ser vista no OVA de dois episódios chamado ‘Terra Formars: Bugs 2-hen‘. Comparando ao todo, esse parte é muito fiel a que é descrita no mangá. Agora pra mim, um aspecto que senti muita falta no anime, são as articulações políticas por trás de toda a trama, fazendo assim o enredo mais intrigante e cativante de ler. Isso se dá por causa das ações tomadas pelas outras equipes durante a história, que são explicadas ao logo do mangá, fazendo com que você entenda que nada do que está acontecendo é por mero acaso.

Imagem relacionada

Apesar dos traços da animação serem bem parecidos com a do mangá, existe divergências na história. O primeiro aspecto perceptível é o fato de que eles cortam algumas coisas do mangá, para adicionar outras ou trazer alguns acontecimentos de uma forma diferente. Um exemplo disto é a forma como o Akira conhece um dos pacientes contaminado com o vírus, que é retratado de outro jeito no anime. Também é comum que determinados acontecimentos sejam colocados numa ordem diferente do mangá. Isso acontece muito nas histórias de background dos personagens coadjuvantes.

Entretanto, todas as questões levantadas até o momento em relação ao mangá, é referente somente a primeira temporada. Isso porque a segunda temporada do anime perde completamente a essência do mangá. Esta temporada ignora completamente o aspecto adulto presente no mangá e infantiliza os personagens, além de mudar em parte a personalidade de alguns personagens. Sinceramente, eu não recomendo em hipótese nenhuma a segunda temporada. E pra finalizar com uma curiosidade bem engraçada: existe um Live Action muito bizarro, se vocês tiverem interesse de rir, procurem o trailer no YouTube pois é muito engraçado.

Se convenceu de que deve dar uma chance? Então não perde tempo e corre lá pra assistir, mas não se esquece de comentar aqui depois o que achou!

Ficha Técnica

Mangá
Volumes: 22 (em andamento)
Capítulos: —
Autor(es): Kenichi Tachibana (Arte), Yu Sasuga (História)
Gênero:  Ação, Horror, Sci-Fi, Seinen
MAL: Clique aqui

 

Anime
Temporadas: 02
Episódios: 26
Estúdios: LIDENFILMS
MAL (01º temporada): Clique aqui
MAL (02º temporada): Clique aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s