[Análise] Carcereiros

Após a adaptação para a série, o livro do Dr. Drauzio Varella serve de inspiração para as telonas numa história inédita! Um filme brutal, com cenas de tirar o fôlego e feito para surpreender os espectadores com uma realidade muitas vezes esquecida.

Com críticas ao governo (sem citar partidos, nem nomes) o enredo mostra a rotina dentro de um presídio: a segregação das facções, a guerra diária contra os “demônios interiores” e como funciona o sistema prisional, sua burocracia, precariedade e a divisão de ricos e pobres. Ainda que de forma levemente fantasiosa o cenário se mescla com a realidade.

Adriano é um carcereiro íntegro e avesso à violência, que tenta garantir a tranquilidade no presídio mesmo sofrendo com grandes dilemas familiares. A chegada de Abdel, um perigoso terrorista internacional, aumenta ainda mais a tensão no presídio, que já vive dias de terror por conta da luta entre duas facções criminosas. Agora, Adriano precisa enfrentar uma rebelião além de controlar todos os passos de Abdel.

Resultado de imagem para carcereiros o filme

O elenco traz nomes como Rodrigo Lombardi, Tony Tornardo, Ivan de Almeida, Rômulo Braga, Rainer Cadete, Milton Gonçalves e Kaysar Dadour (sim, o finalista da 18º edição do BBB). Como se não bastasse todo esse peso ainda temos participações de Rafael Portugal, Dan Stulbach, Jackson Antunes.

Quer ir assistir, mas nem leu o livro e nem assistiu a série? Pode ir tranquilo! Uma rápida contextualização inicial ajuda no que é necessário para o entendimento do espectador e por ser uma história inédita, não sofre influência dos outros formatos.

A parte do exagero na produção fica com a invasão de um grupo de mercenários ao presídio. A tentativa de elevar o nível para um filme de ação mais “americanizado” acaba excedendo os padrões realísticos propostos e estereotipando demais o Comandante, personagem do Jackson Antunes e as cenas de ação subsequentes.

As cenas de violência, troca de palavrões e xingamentos e sotaques forçados formam um combo com diversão para quem gosta do gênero de ação. Com reviravoltas inesperadas e ação sem fim o filme vai prendendo a atenção até o final.

Nota: 7.5/10

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s