[Análise] Dora e a Cidade Perdida

A aventureira Dora cresceu e agora está vivendo aventuras de gente grande! A história da pequena exploradora do desenho animado foi adaptada para um público mais velho com enredo fechadinho e muito humor.

A aventureira Dora rapidamente se vê liderando o macaco Botas, o primo Diego, um misterioso habitante da selva, seus pais e um grupo de adolescentes em uma aventura para resolver um mistério impossível por trás de uma cidade perdida de ouro.

Há 19 anos na telinha o desenho finalmente foi adaptado para as telonas expandindo o universo da aventureira. Com referências e momentos óbvios de alusão ao desenho o enredo te leva a crescer junto com a Dora, assim como o público que cresceu com a animação.

Imagem relacionada

O diretor James Bobin (Alice Através do Espelho) consegue explicar os artifícios utilizados pela menina Dora do desenho, como entrar nos livros, por exemplo, como se fosse sua imaginação. Nada fora do normal para uma criança de 6 anos. Criada na selva e educada em casa a então adolescente precisa encarar as aventuras no “mundo da cidade grande” e se vê totalmente perdida no meio de tudo sem conseguir se encaixar. Seu otimismo e jeito de ser incomoda e sua inocência nos momentos mais inoportunos é usada pra reforçar as pausas para o humor.

Personagens como o mapa e a mochila falante, o Raposo e o macaco Botas marcam presença no filme! E referências a “quebra da 4º parede” feita no desenho quando ela fala com os espectadores foi levado para o filme e adaptado de forma interessante! Apesar das brincadeiras, piadas e enredo serem feitos para o público infantil, nada impede que adultos também aproveitem e se divirtam junto!

Resultado de imagem para macaco botas dora a cidade perdida

Fanáticos pelos filmes de Indiana Jones, A Múmia e outros do gênero de “caçadores de aventuras” vão identificar os pontos clichês da história, seus plot twists e final previsível, mas apesar disso e do estranhamento com os animais em CGI e alguns cenários, vale conferir a adaptação.

Nota: 7.5/10

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s