[Texto] Mauricio de Sousa: Uma grande inspiração

Por mais que a gente tente, é muito difícil falar sobre alguém tão importante e maravilhoso como Mauricio de Sousa. Entretanto, para celebrar seu aniversário (27/10), iremos falar um pouco da sua história, a importância do seu trabalho para toda uma geração e a importância dele e sua empresa para a produção de quadrinhos nacionais

Resultado de imagem para maurício de souza novo

Como tudo começou…

Nascido em Santa Isabel (SP), no dia 27 de outubro de 1935, nosso querido Mauricio já era cercado de literatura desde pequeno, pois sua casa estava sempre cheia livros, além de ser comum acontecer eventos culturais em seu lar. No início da carreira, Mauricio já queria trabalhar como um desenhista profissional, mas o único emprego que conseguiu foi como repórter policial na Folha da Manhã (atualmente, Folha De S. Paulo). Após passar cinco anos trabalhando nesse ramo, no qual também se utilizava de ilustrações, ele começa a desenhar quadrinhos em 1959, sendo sua primeira tirinha contando uma história do cachorro Bidu e seu dono Franjinha.

Também é importante falar um pouco sobre como surgiu o nome desse personagem tão importante, principalmente por ser uma explicação bem interessante: Mauricio fala em sua biografia (A história que não está no gibi), que o nome do Bidu surgiu por meio de um concurso dos jornalista da Folha e na época se tratava de uma gíria para identificar uma pessoa esperta. Acredito que por ser tão icônico e ter marcado toda uma geração pessoas, ninguém melhor do que o nosso amado cãozinho azul para ser o símbolo da Mauricio de Sousa Produções (MSP) mesmo que isso só tenha ocorrido por uma acidente durante a impressão.

Resultado de imagem para maurício de souza carreira

Sua carreira e a MSP

Depois de trabalhar na Folha, Mauricio distribui tirinhas para o interior de São Paulo e com o passar do tempo começar a distribuir por todo o Brasil, onde era seu próprio representante. Já na década de 60, ele participa de um projeto do seu antigo emprego, para desenvolver a Folhinha, onde publicou mais de suas histórias. Na mesma década, publica três livros com a editora FTD e logo em seguida fecha um acordo com a Abril, onde começa publicação da revista ‘Turma da Mônica’. O contrato termina em 1986, posteriormente ele fecha com a Editora Globo e em 2007 faz um novo acordo com a Panini. É importante ressaltar que o reconhecimento internacional da MSP foi em grande parte, pela suporte proporcionado pela Abril 1980, que possibilitou a publicação de algumas edições em determinados países europeus.

E isso foi apenas o começo de sua carreira. Atualmente a MSP conta com inúmeros produtos, sendo alguns deles gibis, mangás, animações para TV e YouTube, filmes, comerciais e muitos outros. Juntamente com tudo isso, temos o Parque da Mônica, que está localizado no Shopping SP Market, inaugurado em 1993. Com o surgimento da internet, a MSP começou a desenvolver novos produtos e novas formas de entretenimento. Atualmente, ela conta com três aplicativos (Banca da Mônica, Quero ser Mônica Toy e Mônica Toy TV) e quatro canais no YouTube (MSP, Turma da Mônica, Mónica y sus Amigos e Monica Plus). Além desses portais, a Turma da Mônica também pode ser encontrada no Cartoon Network, HBO, TV Cultura e Netflix.

Para celebrar cinquenta anos de carreira (2009), a Mauricio de Sousa Produções lançou uma série de quatro livros, onde artistas nacionais foram convidados para fazer uma releitura dos personagens clássicos de Mauricio, esse obra é conhecida como MSP 50. Com isso, em 2011 surge o projeto Graphic MSP, com o intuito de publicar histórias escritas por artistas brasileiros consagrados, com estilos artísticos diferentes dos quadrinhos mensais. O primeiro  trabalho a ser lançado foi dos autores Danilo Beyruth e Cris Peter: ‘Astrounata – Magnetar’ (2012).

Resultado de imagem para graphics msp

Recomendações

Para finalizar, vou deixar aqui algumas indicações de Graphics MSP para vocês aproveitarem. Além disto, quero recomendar o filme “Turma da Mônica – Laços” que foi lançado este ano (2019) na forma de live action, baseado na Graphic de mesmo nome. As recomendações não estão em nenhuma ordem de preferência.

  • Turma da Mônica – Laços

  • Turma da Mônica – Lições

  • Tina – Respeito

  • Penadinho – Vida

  • Bidu – Juntos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s