Desumano e meritório, Preciosa – Uma História de Esperança é, em seu geral, uma película preciosa. Onde tem como seu principal alicerce a esperança. Entregando uma narrativa brutalmente incrível, na qual poderia estar acontecendo com qualquer jovem no momento, somos apresentados a uma daquelas histórias que faz com que o ser humano comece a enxergar o mundo com outros olhos.
“Claireece “Preciosa” Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo’Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e estar acima do peso faz com que seus problemas só aumentem. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A Sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.”
Dirigir um filme é algo bastante complexo e, principalmente se esse filme tratar de assuntos ainda mais abstrusos como abuso, estupro, gravidez na adolescência, gordofobia e agressão. O diretor Lee Daniels conseguiu reunir todos esses elementos, colocar em um filme só e como produto final apresentar uma grande obra de arte.
A enfatização da película fica por conta de como Daniels consegue moldar o interior de cada personagem que soma ao grandioso elenco que se da ao máximo para transmitir toda uma emoção. Um dos erros mais evidentes do longa é o tempo, que apesar de ser impulsionado por uma história forte, ainda sim, é comum em certos momentos nos sentimos cansados, apesar do filme relativamente não ser longo.
Contudo, mesmo com os altos e baixo o longa compre com o prometido: trás uma história de superação, amor e esperança, ao final, enfatiza a importância de nunca desistir, que mesmo que o mundo esteja caindo nunca estaremos sozinhos, sempre vai ter alguém à quem podemos recorrer e confiar. Preciosa é um filme que carrega consigo vários ensinamentos e a todo o momento mostra que nem tudo no mundo é preto e branco e que se procuramos encontraremos cor e com ela, motivos para nunca desistir.