Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

tim_269936E3-338D-4A15-A41B-8F629637F561.jpg
Foto: Reprodução/Internet

As vezes as pessoas esquecem que as palavras possuem poder. Poder pra destruir alguém, pra machucar e pra diminuir, mas também possuem o poder de salvar uma vida! Estamos no “Setembro Amarelo”, uma iniciativa do CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) que começou aqui no Brasil em 2015.

 Em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espelhando mundo afora.”

O Brasil está atualmente em oitavo lugar no ranking de países com mais incidência de suicídio e já é considerado caso de saúde pública. O que falta para a população é uma maior conscientização sobre as doenças psicológicas, que ainda são tratadas como “qualquer coisa”, “falta de Deus”, “frescura”, “preguiça”.

O número vem aumentado consideravelmente entre os jovens. As cobranças por parte de familiares, pressões pra ser aceito nos grupos, dificuldade em ser “você mesmo” e o fato de que estamos cada vez nos distanciando emocionalmente dos outros, são causas que influenciam no aumento dos casos de depressão que sem o cuidado e acompanhamento adequado pode levar a morte.

A campanha é em setembro, mas falar sobre prevenção do suicídio em todos os meses do ano é fundamental! – CVV

É uma grande verdade que nesse mês a campanha ganha força pelo brasil inteiro, mas precisamos lembrar que todo dia é dia de fazer o bem e quem sabe salvar uma vida. Lembrem-se sempre de indicar a procura de um profissional para um tratamento definitivo, pois, por mais que queira ajudar você pode falar algo que prejudique. Dê seu apoio, mas principalmente incentive a procura de um profissional.

Aqui no Brasil o apoio nacional vem através do CVV. O Centro auxilia através de site, facebook, telefone e presencialmente. Os atendimentos são anônimos e feito por um voluntário treinado para atender com respeito e total sigilo com tudo que for dito.

Site: https://www.cvv.org.br/quero-conversar/

Telefone: 188

E-mail: https://www.cvv.org.br/e-mail/

Presencialmente: https://www.cvv.org.br/postos-de-atendimento/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s