[Análise] Vício em Vídeo Games vira doença

Resultado de imagem para player video game

A Agência de Saúde da ONU confirmou que existem casos onde o vício em jogar vídeo game vira doença. Apesar de atingir apenas cerca de 3% dos jogadores, o vício pode ser tão intenso que “toma a preferência sobre outros interesses da vida“.

“Quando eu começo a deixar de fazer outras obrigações, ir na escola, estudar, frequentar relacionamentos sociais, de amigos, quando eu começo a fazer isso em função de jogo, esse é principal sintoma de que a pessoa está viciada, esta compulsiva nessa atividade.”Cirilo Tissot, psiquiatra.

O manual Classificação Internacional de Doenças (ICD, na sigla em inglês) traz 55 mil doenças e suas prováveis causas, incluindo o vício em vídeo game. A ideia é que mais sinais sejam observados, que os sintomas sejam descritos, apresentados e sirvam como alerta para os pais e pessoas próximas.

Para os psicólogos o vício nos jogos se assemelha a por exemplo, jogos de azar, onde os apostadores investem (e muitas vezes perdem dinheiro). No caso dos jogos a “moeda” é a pontuação. Como o level dos personagens em jogos de RPG ou o nível do jogador em jogos tipo MOBA.

Cenários competitivos intensificam o processo, visto que “ser o melhor” ou “ganhar dinheiro jogando” tem virado o sonho de jogadores pelo mundo inteiro. A ciência explica o vício com a liberação de dopamina (aquela sensação de alegria, bem estar) quando se joga. O gamer fica querendo mais e mais da dose de felicidade e acaba se perdendo nos jogos e amigos virtuais.

Tratamentos e formas de combate ao vício ainda estão sendo estudadas, mas fica aí algumas dicas:

  • Limitar o tempo para jogo (que tal 2 horas por dia?).
  • Inclua outras atividades na sua rotina (exercícios, leitura, aquela série que tá parada).
  • Faça atividades ao ar livre (serve até mesmo dar voltas no quarteirão).
  • Saia do virtual para o real, marque encontro com jogadores próximos (COM SEGURANÇA E SE FOR DE MENOR COM ACOMPANHAMENTO DOS PAIS).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s