[Crítica] Deslembro

Sinopse: O Rio de Janeiro não é nada familiar para Joana, adolescente que teve o pai refém como prisioneiro político durante os anos de ditadura no Brasil. Ela passou quase toda a sua vida em Paris, cidade onde o resto de sua família se exilou. Tendo sido decretada a Lei da Anistia, a menina agora está, a contragosto, de volta a sua cidade natal. As memórias amargas de tempos difíceis vêm à tona, causando um forte desconforto

Imagem relacionada

Algumas pessoas evitam tocar em certos assuntos históricos por causa do peso que esse acontecimentos carregam consigo. Entretanto, sabemos que se é importante saber sobre o passado para não cometermos os mesmos erros. Nesse caso, o filme trata de um período histórico bastante importante para nossa nação, a ditadura militar, na época que ocorreu a emissão da Lei de Anistia. Para aqueles que não tem familiaridade com o tema, essa lei foi criada para reverter punições aos cidadãos brasileiros que, entre os anos de 1961 e 1979, foram considerados criminosos políticos pelo regime militar. A forma como se trata desses assuntos varia de quem está por trás das câmeras, podendo ir de assuntos mais leves até  mais pesados.

Nesse filme vemos Joana, uma menina tentando se readequar a sua antiga vida no Rio de Janeiro, que tem dificuldade de lembrar dos ocorridos de sua infância que a levaram a sair do país inicialmente. Podemos acompanhar de forma mais sútil, mas ainda sim apreensiva, as lembranças de sua juventude na época em que vivia com seu pai e sua mãe na ditadura militar. Acompanhamos suas angústias ao tentar entender o que realmente aconteceu com seu pai, do que realmente se tratava o regime militar e por que existiam pessoas que faziam questão de lutar contra o governo.

Deslembro é um filme que trata de uma temática importante e que traz isso de forma que qualquer pessoa possa entender e aprender melhor do que se tratou esse período militar no Brasil. As tonalidades mais escuras escolhidas como plano dá uma percepção de ser um filme com pegada indie e cult, fazendo com que quem goste desses gêneros cinematográfico, goste ainda mais do filme. Acredito que todo brasileiro deveria assistir ao filme, pois se trata da nossa história e aprender sobre ela sempre é importante e nunca é demais.

9.7/10

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s