Inspirada, ‘A Dona do Pedaço’ moderniza o folhetim tradicional de maneira divertidíssima

Iniciada no último dia 20 substituindo O Sétimo Guardião, um dos maiores fracassos do horário nobre dos últimos tempos devido à trama esgotada e inconsistente, A Dona do Pedaço tem conquistado uma legião de telespectadores, tendo inclusive ultrapassado toda a audiência da novela antecessora em menos de quinze capítulos.

Resultado de imagem para A Dona do Pedaço'
Juliana Paes e Marcos Palmeira vivem Maria da Paz e Amadeu, separados por uma mentira

Apostando no folhetim clássico, a novela de Walcyr Carrasco (que retorna ao horário nobre pouco mais de um ano depois do término de outra obra sua, O Outro Lado do Paraíso) promete fidelizar a audiência mais uma vez partindo de uma história de amor à lá Romeu e Julieta. Tudo começa em 1999, em Rio Vermelho, interior do Espírito Santo, onde as famílias de justiceiros Ramirez e Matheus viviam em guerra há gerações até Maria da Paz Ramirez (Juliana Paes) e Amadeu Matheus (Marcos Palmeira) se apaixonarem e selarem um acordo de paz entre eles.

No dia do casamento, porém, o rapaz é baleado pela avó de Maria, Dulce (Fernanda Montenegro), as famílias reiniciam a guerra, o que faz com que a noiva tenha que fugir para São Paulo sem saber que está grávida. Para que o casal jamais se reencontre, as mães dos clãs mentem que ambos estão mortos para seus respectivos filhos, mas o pai de Amadeu não desiste da vingança e manda matar as sobrinhas de Maria como compensação. As duas, porém, acabam se salvando: Fabiana (Maria Clara Baldon) é deixada em um convento por Vicente (Álamo Facó), irmão de Amadeu, sem coragem de assassinar uma criança e Virgínia (Duda Batista) se perde durante fuga da cidade – na qual sua mãe é assassinada – e ninguém sabe de seu paradeiro. Maria começa a reconstruir a vida vendendo bolos com as receitas de sua avó, enquanto Amadeu se casa com Gilda (Heloísa Jorge) e também segue para São Paulo para trabalhar como advogado.

Resultado de imagem para A Dona do Pedaço Maria e Josiane
Vinte anos depois, Maria e a filha, a megera Josiane (Agatha Moreira).

Na nova fase iniciada nesta segunda (27), vinte anos se passaram e Maria se tornou uma mulher rica e dona de uma rede de confeitarias, embora nunca tenha se dado bem com a filha, Josiane (Agatha Moreira) — que prefere ser chamada de Jô — uma moça ambiciosa que odeia seu jeito humilde e se envolve com o playboy aproveitador Régis (Reynaldo Gianecchini). Planejando dar um golpe na mãe, ela induzirá Régis a seduzir e se casar com Maria para que eles possam colocar a mão em sua fortuna e ela investir na carreira de influenciadora digital, invejando o sucesso conquistado por Virgínia, agora Vivi (Paolla Oliveira), sem saber que ela é sobrinha de sua mãe e que foi adotada por um influente casal da sociedade de São Paulo. Já Fabiana (Nathalia Dill), por outro lado, passou uma vida miserável no convento e ao descobrir que Vivi é sua irmã, planeja arruiná-la, nutrida pelo ódio das oportunidades distintas que tiveram.

Resultado de imagem para A Dona do Pedaço virginia e fabiana
Paolla Oliveira vive a divertida influenciadora digital Virgínia, invejada pela irmã perdida, a postulante Fabiana (Nathalia Dill).

Dirigida pela excepcional Amora Mautner — de obras como a forte A Regra do Jogo, e a poderosa série Assédio — a novela encontrou seus dois tons facilmente. Saída de uma primeira fase intensa e calorosa, repleta de diálogos fortes e de um senso de violência e perigo urgentes, encontra nos tons frios da cidade de São Paulo e em ângulos ora grandiloquentes, ora minimalistas a estética do tomo definitivo. Com referências dramatúrgicas que vão de Romeu e Julieta a Mildred Pierce (passando até mesmo por tramas tupiniquins como Vale Tudo e Rainha da Sucata), no quesito estético, segundo a diretora, as referências começam por David Lynch e vão até os irmãos Coen, chegando mesmo ao melodrama palpável de This Is Us.

Misturando as diversas classes sociais na novela, o autor mais uma vez consegue conversar com todos os públicos. Entre os destaques dos primeiros capítulos, Juliana Paes, sempre ótima, criando aqui uma protagonista animada e espirituosa em contraponto às mocinhas chorosas que nos acostumamos a ver. Reynaldo Gianecchini usa seu charme a favor do playboy quarentão Régis, que apesar de dúbio, inspira uma simpatia que torna difícil não cair nas graças dele. Ainda sobre o elenco, Agatha Moreira encarna muito bem a peste Josiane, que causa uma montanha russa de impressões no telespectador. Monica Iozzi faz bonito em sua estreia no horário nobre na pele da assessora digital Kim, roubando os holofotes sempre que entra em cena. É como se a personagem tivesse sido feita para a atriz. Será interessante acompanhar as escolhas de roteiro e direção para a composição dos personagens. A trama também se vale de ações transmídia para se promover: um perfil de Instagram oficial foi criado para a blogueira vivida por Paolla Oliveira, o @estiloviviguedes.

Resultado de imagem para A Dona do Pedaço Kim
Monica Iozzi, Juliana Paes e Agatha Moreira são os principais destaques da trama

Em contraponto, Marcos Palmeira ainda parece perdido na composição de seu Amadeu. O mocinho pouco se afasta de uma salada de tipos já criados por ele na televisão como o Guma de Porto dos Milagres e o Cícero de Velho Chico. Caio Castro repete o mesmo personagem interpretado em I Love Paraisópolis. O subaproveitamento de atores como Betty Faria e Tonico Pereira, relegados a duas frases por capítulo é algo que deve ser revisto. Alguns diálogos exagerados também entram na conta negativa da novela, mas somados a tudo, o saldo acaba sendo bem mais positivo que negativo.

Resultado de imagem para A Dona do Pedaço regis maria josiane
Em A Dona do Pedaço, Josiane usará seu amante, Régis, vivido por Reynaldo Gianecchini para seduzir a mãe e dar um golpe nela.

Com muito bom humor, Raça Negra na trilha e brincando com o jeito de fazer novela, Walcyr Carrasco faz com propriedade aquilo que sempre fez: atrair a audiência. Vale a pena dar uma chance, e você provavelmente vai se pegar sentindo vontade de comer um pedaço de bolo assistindo à novela.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s