[Crítica] Aladdin (2019)

Que 2019 é o ano dos live-actions da Disney, todo mundo já sabe. A grande pergunta é: será que o estúdio do camundongo mais famoso do mundo irá fazer algo tão bom quanto seus clássicos? Aladdin finalmente chegou aos cinemas para te responder que SIM!

Já nos trailer podíamos ver que a releitura iria trazer a essência da história que conhecemos de 1992 mas com elementos novos para incrementar o enredo, além da mega produção digna do seu nome. E em nenhum momento o filme decepcionou nesse quesito. Para aquelas pessoas que amam musicais da Broadway, ou familiarizados com os filmes Bollywoodianos, vão amar o que os produtores Dan Lin e Jonathan Eirich junto com o diretor Guy Ritchie trouxeram para as telas. Todo o cuidado em reproduzir a cultura do oriente médio que a todo momento você vê nas falas, no dia-a-dia da cidade, nos números musicais e nos personagens, visto que a Disney se preocupou em realmente usar atores com a etnia do local que se passa a ficção. Uma decisão acertadíssima e que pesou bastante para que tudo fosse muito bem arquitetado para mostrar maior realismo e ambientação para o público.

Falando em realismo, essa é a grande palavra para este longa. É o maior diferencial dele em relação à animação. Enquanto no primeiro nós temos um desenvolvimento mais infantil por se tratar de ser voltado à esse tipo de público, neste live-action nós vemos o amadurecimento do roteiro e dos personagens, com abordagens mais adultas e mais críveis para o que conhecemos do mundo. Até mesmo o CGI está bastante realista, coisa que a Disney vem se especializando a cada filme que produz. O Abu, Rajah e Iago estão muito bons e a interação com as pessoas não deixa a desejar.

Resultado de imagem para aladdin 2019

Mas e quanto às atuações? Bom, comecemos pelo Will Smith. Todos nós já esperávamos todo o carisma do Will e que ele traria sua alma para o seu gênio e foi o que aconteceu. Um Gênio que não deixou em nada a desejar ao do grande Robin Williams, fez até jus ao seu legado. O que realmente me surpreendeu foram o Mena Massoud e a Naomi Scott, que conhecíamos pouco ou nada de seus trabalhos anteriores, mas que se mostraram competentes e tiveram uma química impecável na tela. Seus personagens têm um embasamento maior, mais interação um com um outro. Você pode ver melhor o sentimento crescendo entre eles. O Aladdin do Massoud foi incrível, no entanto a Jasmine da Naomi foi SURPREENDENTE. Finalmente a princesa teve seu espaço, se mostrando realmente empoderada e com potencial de líder, com um propósito para a vida, ganhando até uma música solo potente com uma mensagem forte digna da personagem (quem sabe podendo se tornar a nova Let it Go?). Quanto ao Jafar, se você espera o vilão caricato e asqueroso da animação, pode parar por ai, porque disso ele não tem nada. Marwan Kenzari fez uma boa atuação, mostrando toda uma motivação para o Jafar ser do jeito que é, mas nem de longe vai te trazer o carisma que o original causa. Entretanto, teve uma personagem adicionada que ninguém dava nada, mas que se tornou essencial para o desenrolar da trama e proporcionou vários momentos hilários que é a Dalia, interpretada pela Nasim Pedrad, a dama de companhia da princesa.

Resultado de imagem para aladdin 2019 dança

E o que falar dos números musicais? IMPECÁVEIS. As músicas com uma repaginada, ganhando até um rap/hip hop com o Will Smith e as danças lembram bem os estilos indianos. Tudo com muita cor, dança, brilho e um espetáculo a parte. Se quiser dar uma sacada na trilha sonora ela já está disponível no Youtube e no Spotify!

Aladdin é um espetáculo de boas atuações, com uma produção gigante e belíssima. Um filme que com certeza vai agradar aos fãs da animação e que trará uma nova leva de fãs para conhecer a história de Aladdin, a princesa e a lâmpada.

Nota: 9,5/10,0

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s