10 Desenhos animados que não podem cair no esquecimento. (parte 1)

Os desenhos animados, sem sobra de dúvidas, é uma das coisas mais marcante de nossa infância. Ao passar dos anos as técnicas, os estilos, as produções foram mudando e se renovando, entretanto, eles ainda sim continuaram marcando grande parte de nossas vidas. Pensando nesse conceito, eu reuni os desenhos mais notáveis de nossa infância e que de jeito algum podem cair no esquecimento. Confere:

1. He-Man e os Mestres do Universo

Primeiro episódio: 26 de set de 1983

Duração do episódio: 30 minutos

Criador: Mattel

Produtor: Lou Scheimer

He-Man além de ser o personagem principal de uma linha de brinquedos, ele se encontra presente em uma serie de histórias em quadrinhos e na série animada He-Man e os Mestres do Universo, considerada a animação mais popular da década de 1980.

Após receber da Feiticeira de Ethérnia, uma poderosa e mágica espada, o Príncipe Adam se transforma em He-Man, o homem mais forte do Universo. Agora ele, com a ajuda de seu fiel companheiro Gato Guerreiro, terá que enfrentar o perverso Esqueleto e seus comparsas.

Ver a imagem de origem

2. She-Ra, A Princesa do Poder

Primeiro episódio: 9 de set de 1985

Duração do episódio: 24 minutos

Criador: Mattel

 

She-Ra, A Princesa do Poder é uma série de desenho animado americana, versão feminina da série de animação televisiva He-Man e os Mestres do Universo. foi produzida entre os anos 1985 e 1986 pelo Filmation Studios, chegou no Brasil em 1986, sendo transmitida pela Rede Globo através do programa Xou da Xuxa. Atualmente é exibida pelo canal Gloob e pelo serviço de streaming Netflix.

O planeta Ethéria está nas mãos do terrível feiticeiro Hordak, e quem comanda seu exército é Adora. No entanto, o que essa jovem não sabe é que enquanto era bebê, Hordak a roubou de outra dimensão, lhe separando de seus pais Rei Randor e Rainha Marlenna e de seu irmão gêmeo He-man.

Em outra dimensão, no planeta Ethérnia, a Feiticeira, guardiã do Castelo de Grayskull, desperta-se de terríveis pesadelos e diante dela está uma espada idêntica à do herói He-Man. A espada atraí a protetora do castelo até um portal dimensional, o qual nunca tinha sido aberto antes.  Convocado pela Feiticeira por telepatia, o príncipe Adam recebe a missão de atravessar o portal dimensional, indo assim para outro mundo entregar a misteriosa espada à sua verdadeira dona, sua irmã Adora. Ao descobrir toda sua história, Adora começa a combater as forças do mal de Hordak, e se unir a rebelião de refugiados na Floresta do Sussurro sob o comando da princesa do reino de Lua Clara chamada Cintilante.

Ver a imagem de origem

3. Caverna do Dragão

Primeiro episódio: 17 de set de 1983

Duração do episódio: 24 minutos

Criadores: Dennis Marks · Kevin Paul Coates

Caverna do Dragão foi coproduzida pela Marvel Productions, TSR e Toei Animation, sendo baseada no jogo de RPG  de mesmo nome, originalmente transmitida entre os anos de 1983 e 1985 pela rede de televisão estadunidense CBS. Chegou ao Brasil em 1986, no programa Xou da Xuxa da Rede Globo, Após isso, foi reprisada em outros programas infantis da emissora, como TV Globinho. 

Seis crianças embarcam numa montanha russa e acabam parando no Reino de Dungeons and Dragons, a Caverna do Dragão. Para enfrentar os perigos daquela terra mágica, elas recebem seis Armas do Poder: Hank, um arco de flechas magnéticas; Eric, um poderoso escudo; Diana, um bastão para acrobacias; Sheila, um capuz de invisibilidade; Presto, um chapéu de feiticeiro; e Bobby, um tacape superpoderoso. Com a ajuda do Mestre dos Magos, eles tentarão encontrar um caminho de volta para casa; mas não poderão contar com ele para combater o maligno Vingador e o dragão de cinco cabeças Tiamat.

Ver a imagem de origem

 4. Tom & Jerry

1940 – 1967

Diretores: William Hanna · Joseph Barbera · Gene Deitch

Tom and Jerry é uma série de curtas-metragens, produzida entre 10 de fevereiro de 1940 e 7 de setembro de 1967 para a Metro-Goldwyn-Mayer. No Brasil, a série foi transmitida pela SBT através de seus programas matinais Bom dia e Companhia.

Tom é um gato determinado, porém impaciente, cujo objetivo de vida é capturar o ratinho Jerry. Porém, o pequeno animal é inteligente e cheio de habilidades. O clássico desenho acompanha as loucas e eletrizantes perseguições entre gato e rato.

Ver a imagem de origem

5. Os Flintstones

Primeiro episódio: 30 de set de 1960

Duração do episódio: 30 minutos

Criadores: William Hanna · Joseph Barbera

Os Flintstones foi exibida de 1960 a 1966, A série estreou às 8:30 p.m. em 30 de setembro de 1960, na rede ABC até 1 de abril de 1966 e em 1 de outubro de 1992 no Cartoon Network nos Estados Unidos até 1 de janeiro de 2004. No Brasil, a animação foi exibida por diversas emissoras, entre elas estão a Rede Globo, Cartoon Network e SBT.

O desenho animado narra a história da família Flintstones que vive na cidade pré-histórica de Bedrock (“canteiro de pedras”). Fred, o chefe da família, trabalha numa pedreira, dirige um carro com rodas de pedra, cuja propulsão são os seus pés, e tem um dinossauro, chamado Dino, como animal de estimação. A família vizinha são seus amigos, o casal Rubble, que possui um híbrido de canguru e dinossauro como animal de estimação, Hoppy. Com o tempo, surgiram Pedrita (Pebbles), a filha dos Flintstones, em 1962, e Bam-Bam, filho adotivo dos Rubbles, em 1963.

Ver a imagem de origem

6. Scooby Doo, Cadê Você!

1969 – 1971

Duração do episódio: 21 minutos

Criadores: Joe Ruby · Ken Spears · Iwao Takamoto

Sendo originalmente transmitida pela CBS, e tendo sua estreia marcada pro dia 13 de setembro de 1969 às 8:30 AM. No Brasil, o desenho é exibido no programa infantil Sábado Animado no SBT aproximadamente às 8:30 da manhã e no Cartoon Network Brasil aproximadamente às 6:30 da manhã.

Velma, Daphne, Fred e Salsicha são um grupo de amigos que resolvem crimes e mistérios com a ajuda de Scooby-Doo, um cão tão grande quanto atrapalhado. Cada episódio foca em um mistério incomum, que sempre envolve o grupo tendo que impedir alguém de executar um plano para provocar o caos no mundo.

Ver a imagem de origem

7. As aventuras de Juniper Lee

Primeiro episódio: 30 de mai de 2005

Duração do episódio: 22 minutos

Criador: Judd Winick

Estreando no dia 30 de maio de 2005 pelo canal Cartoon Network dos Estados Unidos, As aventuras de Juniper lee foi transmitida no Brasil pelo canal aberto SBT e pela Catoon Network Brasil. Atualmente o desenho animado é transmitido pelo canal Tooncast desde 2013.

Juniper Lee detém o cargo mágico de Te Xuan Ze, que é passado de gerações de sua família. Ela é capaz de ver e lutar contra monstros e outras criaturas mágicas que podem destruir o equilíbrio entre o mundo dos humanos e o da magia. Com a ajuda de seu irmão “Ray Ray” (Raymond) e de um cachorro chamado Monroe (que é seu conselheiro mágico) ela luta contra o mal. É herdeira do cargo de Te Xuan Ze de sua avó “AMA”.

Ver a imagem de origem

8. Os Padrinhos Mágicos

Primeiro episódio: 2001

Duração do episódio: 30 minutos

Criador: Butch Hartman

Os Padrinhos Mágicos originalmente foi adquirida pela Disney Brasil em 2001, atualmente a transmissão  do desenho se divide entre os canais abertos e fechados, ao todo 6 canais transmitem o desenho, podendo destacar a Rede Globo, a Disney  XD e Nickelodeon.

Timmy Turner é um garoto de 10 anos que vive na cidade de Dimmsdale. É maltratado pela sua babá, Vicky, e quando tenta contar para seus pais, eles não acreditam. Mas um dia o garoto recebe a visita de duas fadas chamadas Cosmo e Wanda, que realizam qualquer desejo, exceto os que violam o livro de regras. Cosmo é atrapalhado e palhaço, enquanto Wanda sempre avisa quando algo pode dar errado. Com o tempo Timmy faz diferentes amigos, tanto na terra como no mundo das fadas. Mais tarde ele recebe seu irmão-fada, Poof que é o único bebê do mundo das fadas.

Ver a imagem de origem

9. Baby Looney Tunes

Primeiro episódio: 2002

Duração do episódio: 30 minutos

Último episódio: 20 de abr de 2005

Lançado em 2002, Baby Looney Tunes foi transmitido no Brasil inicialmente pelo Cartoon Network, e posteriormente passou a ocupar as manhas do SBT.

Quando Taz era pequeno, ele adorava seus brinquedos mais do que qualquer coisa – até o dia em que ele quebrou todos! Em Taz no País dos Brinquedos, a Vovó lhe dá um palhaço de brinquedo, ele o guarda para si com toda sua tradicional ferocidade. Então, o jovem Piu-Piu pensa ter ouvido seus amigos cochichando a seu respeito em O Segredo da Vovó. Mas ele refaz seus pensamentos quando descobre o quão enganado ele estava e que surpresa seus amigos aprontaram para ele! Nada melhor do que uma boa soneca depois de tanta brindadeira. Só que Patolino não consegue dormir depois que perdeu seu cobertor e o bebê Pernalonga chefia uma missão para encontrá-lo em Conforto do Frajola. Acordada e renovada, Vovó ensina os pequenos a nadarem em sua piscina. O super confiante Patolino pensa que ele é melhor do que os outros, apenas para descobrir que nem todo pato se dá bem na água em Pato fora D´água.

Resultado de imagem para baby looney tunes

10. Cavalo de Fogo

Primeiro episódio: 13 de set de 1986

Duração do episódio: 30 minutos

Cavalo de fogo foi originalmente transmitida em 1986 pela rede televisiva norte-americana CBS. no Brasil foi transmitida pelo canal SBT.

Quando era apenas um bebê, a princesa Sara foi salva das garras de uma bruxa maligna, conhecida como Lady Diabolyn, por um místico cavalo falante chamado Cavalo de Fogo, que a conduziu do planeta Dar-Shan para um local seguro, em um rancho em Montana, no oeste norte-americano. Ela é então cuidada por um homem conhecido como John Cavanaugh.

Por volta dos 13 anos de idade, Sara percebe que seu medalhão começa a brilhar. Logo, descobre que o amuleto é mágico e capaz de enviar um aviso ao cavalo que a salvou. O Cavalo de Fogo enfim conta à Sara sobre quem ela realmente é: a princesa do reino de Dar-Shan, situado em outra dimensão, filha da Rainha Sarana e do Príncipe Kevin. Sara descobre também que Diabolyn é meia-irmã de sua mãe, sobre a qual Diabolyn lançou um feitiço para abdicar do trono.

Ao atravessar o portão dimensional para Dar-Shan, Sara conhece alguns aliados na luta contra Diabolyn: um feiticeiro chamado Alvinar (que também era conselheiro de sua mãe), um potro covarde chamado Brutus e seu dono, o jovem Dorin. Diabolyn, por sua vez, conta com ajuda de espectros demoníacos para se tornar a rainha de Dar-Shan, além de estranhas criaturas lideradas por Dweedle

Ver a imagem de origem

E então, o que acharam da primeira parte desta lista? Bateu a nostalgia forte? Deixem nos comentários quais vocês gostavam e o que querem ver na segunda parte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s