[Listas] Afinal, qual o melhor Coringa do cinema?!

Recentemente fomos surpreendidos (Ao menos eu fui) com a notícia de que a Warner estaria produzindo um filme solo do Coringa com Jared Leto, em paralelo a outro filme do Coringa, que está sendo desenvolvido por Todd Phillips e Martin Scorsese, e pode ter Joaquin Phoenix como protagonista.

Um tiro no pé? Desgaste do personagem? A Salvação da DC nos cinemas? Infelizmente pagaremos para ver. A única certeza que temos é que o Coringa é um dos vilões mais famosos e rentáveis da cultura pop. Mas após tantas versões incríveis apresentadas na tela grande, fica a pergunta: Afinal, qual o melhor coringa do cinema??! Para ajudar a responder esta pergunta, resolvi compartilhar com vocês o meu ranking pessoal:

4° Lugar

Jared Leto (Esquadrão Suicida – 2016)

Verdade seja dita, após filmes como “Réquiem para um Sonho” e o “Clube de Compras Dallas”, o talento do vocalista do 30 Seconds to Mars como ator é incontestável. Mas seu Coringa, além de controverso por seu visual gangstar (que agradou bastante a molecada), não teve ao menos tempo de tela o suficiente para podermos comparar aos outros da lista. Uma pena, pois sua reputação e o frisson nas filmagens em volta das peças pregadas em colegas indicava um nível de imersão do ator com a personagem que gerou muita expectativa (e medo). Por conta disso, o Coringa-de-tanquinho ficou com nosso 4° lugar.

Momento marcante: A reprodução da cena clássica junto a Arlequina, desenhada por Alex Ross.

3° Lugar

Heath Ledger (Batman – O Cavaleiro das Trevas – 2008)

Considerado por muitos (e com toda razão) como o melhor Coringa do cinema ou mesmo o melhor vilão de todos os tempos, Heath Ledger certamente nos apresentou uma versão marcante da personagem, que nos fazia suar frio em cada segundo de tela. Uma atuação genial que lhe rendeu entre tantos prêmios um Oscar póstumo. Porém, no que tange ao Coringa, não passou disso, uma versão marcante. Talvez para o universo realista de Christopher Nolan, um psicopata caótico e meticuloso coubesse melhor que um louco incontrolável.

Momento marcante: Quando invade a reunião de gangsters e faz o “truque do lápis desaparecer”.

2° Lugar

Jack Nicholson (Batman – 1989)

Costumo dizer que certos atores ganham nosso coração mais por conta de seu carisma que por sua atuação. Sem sombra de dúvida, Jack Nicholson é um excelente ator, mas alguns de seus personagens não passam…DELE MESMO! O Coringa é um desses casos. É possível enxergar claramente um “Jack Nicholson brincando de Cesar Romero” e claramente se divertindo muito afinal, ele age naturalmente sob a pele do transtornado Jack Napier, o que não desmerece de forma alguma sua atuação, pois ainda assim nos ofereceu um Coringa maravilhosamente lunático e assustadoramente sombrio. Até recentemente estava no Guinness Book como “O ator a receber o cachê mais alto da história do cinema” pelo papel (Cerca de US$60 milhões em 1989)

Momento marcante: Quando repete seu bordão “Já dançou com um demônio sob a luz do Luar?”

Menções Honrosas:

Cameron Monaghan

Uma das maiores (e melhores) surpresas da mal-fadada série “Gotham”, Monaghan nos presenteou com seu “Jerome Valeska” que roubava a cena a cada aparição, com toda sua imprevisibilidade e suas gargalhadas incrivelmente semelhantes as do Coringa de Jack Nicholson, sua visível inspiração para a personagem.

Mark Hamill

Se estivesse na lista principal, o eterno Luck Skywalker certamente estaria no topo. Quando aceitou dublar a personagem para a animação “Batmam the animated series”, Hamill não imaginava que se tornaria “a voz” mais famosa do Coringa, vindo repetir o papel em varias outras animações e mesmo jogos de vídeo game. E pensar que tudo começou quando no primeiro dia de dublagem, encontrou um bilhete junto ao microfone que dizia “Favor não imitar o Jack Nicholson”. Sem sombra de dúvidas o Coringa mais assustador das telas.

1° Lugar

Cesar Romero (Batman – O Homem Morcego – 1966)

Sim, você não está lendo errado. E antes de jogar pedras, pense comigo: todos os atores dessa lista tiveram de algum modo influência de Romero, afinal foi ele que definiu o comportamento explosivo, extravagante e imprevisível do Príncipe Palhaço do Crime, criando todos os seus manejos do zero, pois tudo que tinha eram os quadrinhos, que apresentavam o Coringa apenas como um bandido que dava trabalho ao Homem-Morcego. Mesmo que o longa e a série sejam explicitamente escapistas e burlescos, com uma pegada cômica e quase sem violência (por conta da censura imposta pelo Comics Code Authority ), é possível enxergar seu coringa até hoje em cada uma das versões conhecidas, seja de que mídia for. Por esse legado incrível que sobrevive até os dias de hoje, Cesar Romero leva é o MELHOR CORINGA DO CINEMA!


E na opinião de vocês, quem é o melhor Coringa do cinema? Deixem suas listas nos comentários. Cesar Romero? Jared Leto? Jack Nicholson? Heath Ledger? Mark Hamill e Cameron Monaghan deveriam estar oficialmente na lista? Agora é com vocês…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s