Os 15 filmes de animação mais nostálgicos

Filmes de animações, em minha opinião, é uma das formas de fazer arte mais bela e fascinante que existe. As animações vai muito além de “desenhos para crianças”, com elas viajamos para lugares mágicos e distintos, suas diversas técnicas permitem contar histórias de dramas, aventuras, comédias e etc. Além de se mostrar marcante nas nossas vidas, elas podem chegar a trazer incríveis sensações de nostalgias.

Sabe aquele filme que você sempre alugava na locadora? Que você assistia nas manhãs de domingos chuvosos ou quando você ia passar o final de semana na casa de sua avó e ela botava um filme para entreter você, enquanto ela fazia aquele delicioso café? Então, com a intenção de enaltecer tais obras que marcaram tanto nossas infâncias, listei 15 filmes de animações que, com toda certeza, vai lhe trazer bela nostalgia. A lista vai de filmes como “A Dama e o Vagabundo” até  “Irmão Urso”. Preparados para voltarem no tempo? Peguem um cobertor, uma bela xícara de café e confira nossa lista abaixo.

1º A Polegarzinha

Polegarzinha é uma menina pequena, do tamanho de um polegar, que tem como objetivo encontrar alguém com quem possa compartilhar seus sentimentos. Seu desejo é atendido ao conhecer o Príncipe Cornelius, tão pequenino quanto ela, mas, no dia em que resolvem se encontrar, polegarzinha é raptada por uma família de sapos.  Agora, ela terá que lutar para achar o caminho de volta para casa e encontrar o Príncipe Cornelius.

Estreia: 30 de março de 1994

Direção: Don Bluth, Gary Goldman

2º Em Busca do Vale Encantado

“Em Busca do Vale Encantado”  narra a incrível estória de aventura dos amigos dinossauros Littlefoot, Saura, Espora, Patassaura e Petrúcio. Depois de perder os pais em um terremoto, Littlefoot se une a outros dinossauros em busca do lendário Vale Encantado, ele encontra quatro outros jovens dinossauros que concordam em acompanhá-lo em sua jornada. Em uma ousada aventura, o grupo aprende novas lições de vida.

Estreia: Dezembro de 1994
Direção: Roy Allen Smith

3º  Balto – Sua História Tornou-Se Uma Lenda

A narrativa de “Balto – Sua História Tornou-Se Uma Lenda” consiste em um cão mestiço de lobo na qual  tem a chance de virar herói quando uma epidemia ameaça as crianças de uma cidade do Alasca em 1925. Ele lidera uma equipe de cães de trenó em uma viagem de quase mil quilômetros para buscar suprimentos médicos.

Estreia: 22 de dezembro de 1995
Direção: Simon Wells

4º Irmão Urso

Kenai é um bravo jovem índio com uma aversão especial por ursos. Quando ele mata por vingança o urso que matou seu irmão Sitka, magicamente ele se transforma em um urso. Para piorar a situação, seu outro irmão, Denahi, jura matar o urso que Kenai se tornou. A única esperança de Kenai é uma montanha mágica, onde ele acredita que pode ser transformado de volta em um ser humano, porém para chegar a essa montanha, ele pede a Koda, um verdadeiro filhote de urso, para ajudá-lo.

Estreia: 12 de dezembro de 2003
Direção: Aaron Blaise, Robert Walker

5° O Cão e a Raposa

Uma amizade inocente entre dois inimigos naturais leva a situações cômicas e conflitos na idade adulta. Dodó é uma raposinha órfã que foi adotada por uma senhora depois de ter a mãe morta por um caçador. Ela cresce ao lado de Toby, um filhote de cão de caça, e os dois se tornam grandes amigos. O problema é a natureza diferente dos dois: um é caçador e o outro deveria ser a presa.

Estreia: 18 de setembro de 1981 (Brasil)
Direção: Richard Rich, Ted Berman, Art Stevens

6 º Mogli – O Menino Lobo

Mogli é um menino que foi criado pelos lobos na floresta. Por conta da ameaçadora presença do tigre Shere Kahn, seus amigos resolvem mandá-lo para uma tribo humana. Acompanhado da pantera Baguera e do urso Balú, Mogli inicia uma longa jornada rumo à civilização.

Estreia: 26 de dezembro de 1968

Direção: Wolfgang Reitherman

7º Aristogatas

Quando uma cantora de ópera aposentada deixa seus bens para a sua gata, Duquesa, e seus três filhotes, o mordomo dopa os gatos e os abandona no interior do país de maneira que receba a herança. Perdidos em um território estranho, Duquesa e os gatinhos encontram Thomas O’Malley, um gato vira-lata que os ajuda a retornar a Paris.

Estreia: 20 de fevereiro de 1971 (Brasil)
Direção: Wolfgang Reitherman

8º  A Fuga das Galinhas

No galinheiro de uma fazenda inglesa dos anos 1950, galinhas cumprem sua função e vivem pacatamente sonhando com uma vida melhor. Uma delas, Ginger, sonha com a liberdade e planeja sair voando dali junto com suas companheiras.

Estreia: 22 de dezembro de 2000 (Brasil)
Direção: Nick Park, Peter Lord

9º O Galinho Chicken Little

Chicken Little lança sua pequena cidade em pânico, alegando que o céu está caindo. Não foi possível encontrar o pedaço de céu que o atingiu e ele ganha o desprezo da cidade. Um ano depois, o desprezado Galinho tenta se redimir, fazendo parte da equipe de beisebol e ajudando a ganhar um jogo crucial. Mais tarde naquela noite, ele é atingido na cabeça novamente e descobre que o céu caindo é realmente um OVNI.

Estreia: 11 de novembro de 2005 (Brasil)
Direção: Mark Dindal

10º A Dama e o Vagabundo

Este clássico animado da Disney mostra uma cadela mimada chamada Lady e o término de sua vida confortável quando seus donos têm um bebê. Depois de algumas circunstâncias tensas, Lady encontra-se solta na rua, fazendo amizade. Ela torna-se protegida do vira-lata durão Vagabundo e um romance começa a florescer entre os dois cães.

Estreia: 24 de junho de 1955 (Brasil)
DireçãoClyde Geronimi, Wilfred Jackson, Hamilton Luske

11º Spirit: O Corcel Indomável

Animação sobre a amizade entre um menino indígena e um cavalo indomável apaixonado por uma égua. A obra é ambientada no Velho Oeste americano, mostra o impacto do processo civilizatório na vida dos três, e também na amizade que construíram.

12º Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus

Bernardo e Bianca voam nas costas de Wilbur até a Austrália para resgatar o menino Cody, que fez amizade com uma águia dourada e foi sequestrado por um caçador ganancioso. Em meio a tantas aventuras, pinta um clima de romance no ar.

13º Bambi

Numa floresta, os animais ficam agitados com o nascimento de um filhote de cervo, Bambi, que foi chamado de “Príncipe da Floresta”, pois seu pai é o cervo mais respeitado da região. Bambi cresce, faz amizade com outros animais da floresta, aprende como sobreviver e descobre o amor. Um dia chegam caçadores e ele precisa aprender como ser tão corajoso como seu pai, para saber como conduzir outros cervos para um lugar seguro.

14º 101 Dálmatas II: A Aventura de Patch em Londres

Um dos 101 dálmatas, Patch, não se sente único. Quando sua família está se mudando para uma fazenda, ele é deixado acidentalmente para trás, ficando em Londres, onde acaba conhecendo seu ídolo Trovão, o Cão Fantástico, que o ajuda a se tornar uma estrela da televisão ao mesmo tempo em que foge de Cruela, que está de volta a fim de pegar alguns filhotes.

15 º Os Fantasmas de Scrooge

O Natal se aproxima e, como sempre, Ebenezer Scrooge (Jim Carrey) mantém seu desprezo pela data. Milionário e muito mesquinho, ele só pensa em dinheiro e não dá espaço para a emoção em seu coração, maltratando Bob Cratchit (Gary Oldman), seu fiel assistente, e ignorando seu sobrinho Fred (Colin Firth). Com a morte de seu sócio, Ebenezer recebe a visita de três fantasmas do Natal: do passado, do presente e do futuro. Cada um deles, levará o velho ranzinza para uma viagem que o ajudará a refletir melhor sobre sua vida passada e a escolha que fará para o futuro.

Anúncios

Autor: Matheus R.

Estudante de comunicação visual, amante da sétima arte e colecionador de lembranças.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s