[Crítica] O Melhor Professor da Minha Vida

https://i2.wp.com/br.web.img1.acsta.net/r_640_600/b_1_d6d6d6/pictures/17/08/02/15/10/313930.jpg

Protagonizado pelo consagrado ator francês Denis Podalydès e dirigido por Olivier Ayache-Vidal, “O Melhor Professor da Minha Vida” chega aos cinema nesta quinta (dia 05 de outubro) para fortificar as inúmeras discussões sobre educação, a relação entre mestres e alunos e em como as pessoas que encontramos em nosso caminho podem mudar para sempre nossa trajetória de vida.

O drama-comédia francês se concentra na trajetória de François Foucault (Denis Podalydès), um professor de uma renomada escola parisiense que tem uma didática um tanto quanto ácida com seus alunos, expondo suas notas baixas e sendo bem rude em seus comentários sobre a “falta de inteligência” dos mesmos. Esse jeito do professor nos faz questionar o título do longa logo em seus primeiros minutos, destoando um pouco da proposta séria sobre os problemas na educação (que pode ser facilmente aplicada aqui no Brasil, diga-se de passagem).

Durante uma noite de autógrafos dos livros de seu pai escritor, Foucault conhece uma funcionária do ministério da educação e acaba sendo questionado sobre o que ele acha do sistema educacional nas periferias, ao qual ele responde ser devido à falta de experiência do corpo docente das escolas públicas. Em uma reviravolta não esperada pelo protagonista, ele é convidado a dar aulas em um colégio na periferia para ajudar com sua experiência, e é ai onde tudo muda.

Focault não é um professor genial, daqueles que irá te mostrar coisas extraordinárias e te fazer aprender com uma forma mágica. Logo de cara, nos vemos que os alunos são agitados e tem pouco interesse nos estudos e que os professores não se “importam” em mudar o ponto de vista de seus educandos, “levando com a barriga” e usando de artifícios como o Conselho Disciplinar (que serve como um corretor para os infratores, podendo levar eles à uma expulsão) para se livrar de alguns bagunceiros com a desculpa que é para o bem de todos.

https://i0.wp.com/www.filmeb.com.br/sites/default/files/calendario-de-estreias/313461.jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxx.jpg

A visão de Focault começa a mudar quando sua irmã lhe questiona: os alunos não querem aprender ou o professor é que não torna a matéria interessante? E mais: um professor tem a chance de dar o estímulo que pode definir o futuro de seu aluno, já que nem todos têm as mesmas oportunidades. E um pequeno jovem chamado Seydou (vivido pelo jovem Abdoulaye Diallo, iniciante na carreira de ator), desafia seu mestre e mostra sua triste realidade.

A proposta do filme é mostrar que ensinar é acolher, é se preocupar com o que acontece com seus educandos. não só no âmbito escolar, mas fora dele, pois tudo pode prejudicar ou estimular a vida deles. Uma pequena palavra pode ser a diferença no futuro de alguém e nessa questão o filme acertou em cheio.

O contraponto de tudo, é a falta de experiência do diretor com longa-metragens. Como esse foi o seu primeiro trabalho nessa área, o filme nos traz um drama meio raso e muito previsível, não é tão emocional quanto deveria ser. Mas não quer dizer que ele seja ruim. O ponto alto da obra é o seu realismo, que foi muito bem projetado. Desde a sua locação, a simplicidade de ter a câmera constantemente na mão, a fotografia simples e natural, até à escolha do elenco que é quase todo composto por não atores residentes da periferia.

Mesmo o tema central do longa ser algo que já foi mencionado muitas vezes em outras obras cinematográficas, sempre é bom ser tocado e vermos todos os possíveis pontos de vista. O Melhor Professor da Minha Vida nos entrega simplicidade, porém, com uma boa reflexão para quem o assiste.

7 / 10

Anúncios

Autor: Nêssa Moura

Apreciadora de filmes, séries e livros. Social media, sonhadora e super fangirl da Disney.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s