Akinator: um clássico da Internet

Cerca de dez anos atrás, explodia no Brasil o que logo se tornaria o mais novo vício dos jovens e adolescentes da época: Akinator, o gênio da internet que adivinhava coisas. O jogo surgiu em 2007, desenvolvido pelos franceses Jeff Deleau, Arnaudi e Olivi, mas virou febre no Brasil um ano depois. A ideia era simples, um gênio, com cara de preguiçoso e o que parecia ser o pac man em seu turbante, surgia de sua lâmpada e, em vez de realizar três desejos, fazia uma série de perguntas na intenção de adivinhar o que você estava pensando.

aki

Simples e divertido! Talvez esta seja a melhor forma de definir o Akinator. Porém simplicidade é uma questão de ponto de vista, porque programar esse joguinho não deve ter sido tarefa fácil. Não se sabe ao certo qual técnica foi utilizada, mas teorias não faltam para tentar explicar o seu funcionamento.

A primeira delas é a “Árvore da Decisão”, a qual classifica um determinado objeto de entrada, levando em consideração as respostas dadas pelo jogador. Outra possibilidade é que cada objeto, pessoa ou personagem seja representado por um ponto num espaço n-dimensional. Nesse caso, cada dimensão representaria uma característica – cor, sexo, etc – e a cada resposta esse espaço é restringido.

aki1

Por último, há a teoria da atribuição de pontos às respostas. Por exemplo, se a resposta para a pergunta “ele é real?” for sim, uma quantidade X de pontos será atribuída a todos os personagens reais do enorme banco de dados do jogo. No final, o personagem/pessoa/coisa com o maior número de pontos é a resposta dada pelo Akinator.

A internet é “terra de ninguém”, isto porque as coisas vêm e passam numa velocidade absurda, então qualquer material que consiga transceder o tempo em meio à bagunça da rede há de ser, no mínimo, respeitado. Assim é o Akinator, não é à toa que dez anos após seu lançamento há quem lembre e comente com nostalgia as tardes tediosas que foram burladas tentando dificultar pro gênio que parecia saber de tudo.

Vale ressaltar que o jogo permite ao usuário uma interação a fim de enriquecer ainda mais o seu banco de dados com a adição de personagens, imagens e até mesmo perguntas.

Obs: O jogo ainda existe, você pode se divertir através desse link – http://pt.akinator.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s